Você sabe como medir a velocidade da sua Internet?
Diário Online - 08/04/2015 - [gif]
Assunto: SIMET

Você contrata um serviço de internet de 10 MB, mas sente que as páginas demoram a carregar e fica tudo uma lentidão só? Pois saiba que as prestadoras de serviço já oferecem aos clientes um programa para medição da velocidade da conexão de banda larga, cumprindo uma obrigatoriedade determinada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Desde de novembro do ano passado, a Anatel ampliou os valores mínimos exigidos sobre as velocidades de banda larga fixa e móvel entregues pelas prestadoras de serviço. Pelas regras , a média mensal de velocidade deve ser de 80% do valor contratado e a velocidade instantânea durante a medição precisa ser, de no mínimo, 40%.
Ou seja: se você contrata um plano de internet de 10 MB, a empresa deverá, obrigatoriamente, entregar, em média, 8 mb no fim do mês.
SERVIÇOS
Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), as operadoras Net, Oi, Telefônica, Embratel, GVT, CTBC Telecom, Sercomtel e a Cabo Telecom disponibilizam um link que direciona os clientes ao “Speedtest”, programa escolhido para realizar a medição. Também está disponível nos portais de cada operadora uma cartilha informativa mostrando passo a passo como utilizar o medidor.
O Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) é uma outra opção para os internautas que quiserem medir a qualidade de sua conexão. Mapeado pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o software realiza testes de velocidade, publicando os resultados num mapa.
Assim, o consumidor poderá visualizar a velocidade de sua conexão e também compará-la com a de outros usuários da mesma região.
Outro teste pode ser realizado no site da Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga (EAQ), subordinada ao Ministério das Comunicações, no endereço http://www.brasilbandalarga.com.br. Também é possível baixar aplicativos móveis no Google Play ou na Apple Store.