NIC.br

Ir para o conteúdo
16 MAI 2008

Vírus, bugs e outras pragas






Correio do Povo do Paraná - 16/05/2008 - [ gif ]
Assunto: Segurança Online

O que há por trás das correntes de forte impacto que são mandadas por e-mail? Cuidado. Essas mensagens apelativas são criadas para conseguir algo muito valioso: o seu, o nosso endereço de e-mail. Qual empresário que não quer oferecer seus produtos sem qualquer custo para uma clientela seleta dessas?

Existem programas rodando na internet para pegar tudo que tiver antes ou depois de um @. Isso é vendido para spammers (pessoas que praticam o spam, que é o envio de e-mails em massa), que muitas vezes espalham vírus. Segundo o analista de sistemas Helder Rocha Loures o programa utilizado é o cavalo de tróia. "Há programas que em seu código tem brechas de segurança que ao serem executadas abrem as portas do computador hospedeiro. Muitas correntes que circulam pela net tem esses programas chamados trojans (cavalo de tróia) que ao serem aceitos ou abertos infectam o computador", explica. Por isso, muito cuidado ao encaminhar uma corrente dessas do tipo "se não mandar esse email para 10 pessoas em tantos minutos algo muito ruim pode te acontecer". "Esses cavalos de tróia roubam a senha e com ela pode se ter acesso aos e-mails", falou. De acordo com os números de Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), somente entre 2005 e 2006 o número de incidentes com vírus na internet brasileira cresceu 191% subindo de 68 mil para 197 mil.

Para Helder é indispensável o uso de antivírus. "Sempre manter um antivírus e antispyware atualizado em seu computador. Eu uso Avast Antivírus, Spybot e AD-Aware. Nunca tive problemas com vírus ou violações. Evitar ler e-mails em locais públicos tipo lan house e cyber café é um bom começo" completou Helder.

DICAS DE SEGURANÇA
Não acredite automaticamente em tudo.
Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassar aos amigos.
Verifique a veracidade das informações.
Mensagens-lista de dados de pessoas, que a cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando, podem facilmente ser utilizados por assaltantes ou seqüestradores.
Quando reenviar mensagens, retire os nomes e e-mails das pessoas por onde as mensagens já passaram.
Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, não envie com o "para" nem com o "cc". Envie com o "cco" (cópia carbono oculta) onde não aparecerá o endereço eletrônico de nenhum destinatário.