NIC.br

Ir para o conteúdo
24 NOV 2016

Veja como saber se há um intruso conectado ao seu wi-fi e dicas de segurança para a rede sem fio


Zero Hora - 23/11/2016 - [gif]


Assunto: Segurança na Internet

Ajustes nas configurações do seu roteador são importantes para não deixar a conexão vulnerável

Um ditado popular adaptado aos novos tempos diz: "lar é onde o wi-fi conecta automaticamente" — mas isso, é claro, quando não há algum problema na sua rede sem fio. Fique atento às configurações de segurança e veja como se proteger abaixo. 

Primeiro, saiba acessar a página de acesso do seu roteador

Chamado de "utilitário" por algumas marcas, a página das configurações do roteador pode ser acessada com um navegador (Chrome, Mozilla etc)  e digitando um endereço composto por números, que normalmente começam com 192. ou 10. ou 172., como explica Felipe Almeida, pesquisador de segurança na Axur. Após conferir o endereço do seu dispositivo – essa informação pode estar atrás do aparelho, no manual ou no site da marca – e digite no lugar da URL do seu navegador.

Nessa página, estarão todas as configurações necessárias, como nome da sua rede, senha e informação sobre quem está conectado. 

Alguns roteadores exigem que você conecte um cabo em uma porta LAN do roteador ao computador para acessar essa página, mas nem sempre é preciso, apenas estando conectado ao wi-fi já é possível acessar essa página.  

Troque a senha de acesso se for padrão

Quando a página das configurações abrir, você deve inserir usuário e senha para entrar, e geralmente ambos são "admin". Lembre-se de trocar essa senha, que muitas vezes é padrão, para uma personalizada, pois isso pode deixar brechas para ataques. 

Nos equipamentos da marca D-Link, por exemplo, a troca de senhas, por exemplo, fica em "Manutenção"> "Administração do dispositivo". Nos campos da senha, insira uma nova, com mistura de letras e números, mas nada tão complexo que você venha a esquecer.

Altere o nome da sua rede e faça uma senha forte  

Nas configurações do seu modem, procure por SSID (Sever Set IDentifier, o nome da rede sem fio) ou Wireless Network Name, em inglês. Para trocar essas opções, você deve acessar a aba de configurações do seu modelo de roteador, que pode variar. Ao escolher o nome da sua rede sem fio, use algo mais neutro.

— Ao configurar o novo, não use dados pessoais e nem nomes associados ao fabricante ou modelo, pois isto facilita a identificação de características técnicas do equipamento e pode permitir que essas informações sejam associadas a possíveis vulnerabilidades existentes — alerta Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br.

Para a senha, faça uma combinação de palavras e letras relativamente longa, e se quiser e não for difícil para memorizar, use caracteres especiais.

Veja um exemplo:
Nome: Rede100
Senha: mesacadeiraespelho@01

Como saber quem está conectado ao meu wi-fi

Um dos sintomas de que há um intruso no seu wi-fi é notar que a velocidade da internet fica lenta em certos horários. Há dois modos de ver quem está usando a sua rede sem fio. O primeiro é por aplicativos. Para iOS, testamos o Network Analyzer (também disponível para Android), que mostra cada dispositivo que está conectado à rede. Algumas marcas de roteadores têm aplicativos próprios. 

No app, na aba Lan, no Net Analyzer, é possível ver o nome de todos os aparelhos que estão naquela conexão. Nessa tela aparecem nomes como "iPhone" ou características da marca do dispositivo , como "Apple". O roteador também fica visível, por isso, é possível que você não o identifique pela marca na hora de olhar. Veja se tem algum dispositivo que pareça fugir do normal, como uma marca de smartphone que você ou sua família não usam.

Pela página de acesso ao modem: entre na interface de configurações e veja onde está a lista de dispositivos conectados.

— No meu roteador wireless doméstico, essa lista encontra-se em Wireless > Estatísticas Wireless. Porém, os aplicativos para smartphones mostram uma lista, se não exata, muito próxima da realidade. Fica a seu critério ajustar a frase, retirar etc. Uma outra ideia interessante seria combinar as duas listas (aplicativo e roteador) para obter dados fidedignos —  diz Felipe. 

Se achar algo estranho, altere a senha e o nome da sua rede.

Saiba qual é o seu protocolo de segurança

WEP,WPA e WPA2. Qual a diferença? Cada um é um Modo de segurança diferente para redes sem fio. WEP é, dos três, o mais inseguro e permite que as senhas sejam facilmente descobertas.

— Os novos roteadores tem vindo com o padrão WPA2, que seria a alternativa mais garantida para segurança. Antigos equipamentos talvez ainda operem com os dois outros protocolos. Na interface do modem, você pode verificar a alterar — afirma Felipe. 

Pense na posição do roteador e desligue-o ao sair de casa

Não deixe o modem próximo de janelas, tente deixá-lo o mais próximo do centro da casa para não propagar o sinal, controlar a abrangência e evitar que quem esteja na proximidade possa acessar sua rede.

Se quiser tomar um cuidado ainda maior, desligue o roteador sempre que não estiver usando.