NIC.br

Ir para o conteúdo
18 AGO 2007

Vai começar o Ginga Brasil!






Veículo: PSL Brasil
Data: 18/08/2007
Assunto: TV Digital

Em reconhecimento à cultura, arte e contínua luta por liberdade e igualdade do povo brasileiro, Ginga foi escolhido como nome do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital. O middleware é um software que oferece uma série de facilidades para o desenvolvimento de conteúdo e aplicativos para TV Digital, entre elas a possibilidade desses conteúdos serem exibidos nos mais diferentes sistemas de recepção, independente do fabricante e tipo de receptor (TV, celular, PDAs etc.).

Ginga Brasil é um conjunto de eventos que tem como objetivo apresentar e transmitir os conhecimentos e desenvolvimentos realizados pelo Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio em conjunto com o Laboratório LAVID da Universidade Federal da Paraíba, criadores do middleware Ginga.

Ginga Brasil é uma iniciativa da Associação de Software Livre (ASL), da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), do Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), da Tangolomango, da UFPB e da PUC-Rio, que tem como objetivo trazer para o público em geral, e para as comunidades de baixa renda em particular, a possibilidade de apropriação do conhecimento gerados nos Laboratório TeleMídia e LAVID nos últimos 18 anos de pesquisas em sistemas hipermídia e TV digital.

O conjunto de eventos iniciou com o anúncio, no dia 03 de julho de 2007 no Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, da liberação, em código aberto sob licença GNU/GPL, de todo o ambiente declarativo do middleware Ginga, que permitirá não só o desenvolvimento de aplicações e conteúdos interativos para TV digital brasileira usando as linguagens NCL e Lua, mas também que programadores possam contribuir com o desenvolvimento e evolução da própria linguagem NCL e do middleware. Não apenas o ambiente declarativo Ginga foi disponibilizado em código aberto, mas também a ferramenta "Composer", que permite o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações e conteúdos interativos, de forma gráfica, mesmo por usuários sem qualquer conhecimento prévio de programação. Espera-se também que a comunidade de software livre possa melhorar e, principalmente, estender as facilidades dessa ferramenta de autoria. Junto com o lançamento em código aberto do middleware e da ferramenta de autoria, uma série de sugestões de possíveis melhoras e extensões está sendo apresentada à comunidade de software livre. A licença, os códigos fonte e demais recursos necessários estão disponibilizados no portal Software Público, mantido pela Secretária de Logística e TI do Ministério do Planejamento (http://www.softwarepublico.gov.br).

Com o objetivo de levar às comunidades de baixa renda todo o conhecimento gerado, Ginga Brasil coordenará nas 5 regiões do país (nas cidades de Manaus, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre), de 1 a 7 de outubro, dentro da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, oficinas de produção de conteúdo interativo para TV, que culminará, no último dia, com uma maratona de produção de conteúdos interativos pelas comunidades. Tais oficinas terão o apoio de membros das próprias comunidades, que serão treinados, durante o mês de agosto, pelas equipes Ginga da PUC-Rio. Parceiros do Ginga que quiserem promover oficinas durante a primeira semana de outubro em outras cidades contarão com nosso total apoio. Dez dessas oficinas, em adição às 5 oficinas base, já estão programadas pela ONG Movimento EMAUS em conjunto com o CEFETCE (em Fortaleza), pelo Departamento de Informática da UFMA (em São Luís), pelo Departamento de Informática da UFPB em conjunto com a empresa DynaVideo (em João Pessoa e Natal), pela UFES (em Vitória), pela Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo), pela UFSCar em conjunto com a USP-SC (em São Paulo, em São Carlos e em Ribeirão Preto), e pela Abrasol (em Nova Iguaçu).

Finalmente, uma grande maratona Ginga, NCL e Lua, fecha a série de eventos Ginga Brasil no 9º. Fórum Internacional de Software Livre (FISL 2008).

As Oficinas Ginga Brasil contam com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Informações adicionais podem ser obtidas em: http://www.ncl.org.br