NIC.br

Ir para o conteúdo
30 MAI 2007

Uso da web não chega a 30% dos brasileiros






Veículo: Info Corporate
Data: 30/05/2007
Assunto: Indicadores

O acesso à internet está em menos de 20% dos lares no país e metade dos brasileiros nunca ligou um PC.

Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o Cgi.br, aponta crescimento do uso da internet no país, porém em ritmo lento.

A maior parte dos brasileiros (54,5%), por exemplo, nunca operou um computador. O mesmo estudo diz que 67% dos brasileiros nunca acessaram a internet.

Segundo o estudo, o uso da web é freqüente só nas casas onde o chefe da família (pessoa de maior renda) ganha ao menos R$ 1,8 mil. Entre todas as classes, o PC está presente em 19,6% das residências brasileiras. Só em 14,49% das casas, existe um PC com acesso à web.

A penetração da web nas residências é maior no sul (17%) e sudeste (18,7%) e menor no nordeste (5,5% dos domicílios).

Dentro do universo de usuários domésticos, a esmagadora maioria usa um desktop para navegar (98%) e só 3% usam notebooks.

Quanto a velocidade de conexão, o método mais comum é o dial-up, que responde por 49% dos acessos domiciliares. Outros 28,6% usam DSL, 6% usam cabo, 4,8% acesso por rádio e 0,7% de satélite.

Entre as pessoas que navegam na internet, a maior parte delas o faz em casa (40%). Cerca de 30% usa LAN houses e cybercafés para ver e-mails e ler notícias. Outros 24% tem acesso só no local de trabalho e 15% nas escolas onde estudam. Somente 3,5% dos usuários usam telecentros públicos.

O estudo aponta ainda que a maior parte dos brasileiros tem dificuldades para compreender o funcionamento da internet. O primeiro obstáculo é o uso de um PC, algo que metade da população nunca fez.

O estudo revela que só 28% dos brasileiros declaram saber usar a internet para fazer pesquisas em um mecanismo de busca e apenas 19,8% dos entrevistados afirmam saber como mandar um e-mail.

Dentro do universo dos usuários regulares de internet o principal uso é para fazer pesquisas escolares e de trabalho, conversar em chats, comunicadores instantâneos e enviar e ler e-mails.

Neste universo,12% afirmam que usam a web para acessar serviços públicos, como consultar seu CPF, enviar declaração de imposto de renda, inscrever-se para cursos e concursos públicos.