NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Unger quer tirar controle da Internet das mãos dos EUA






Veículo: Monitor Mercantil
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, defendeu a criação de uma agência internacional com predominância de representantes da sociedade civil para coordenar, regulamentar e fiscalizar o acesso à Internet em todo o mundo. Atualmente, essas atribuições estão nas mãos de um órgão que, destaca o ministro, sofre influência apenas dos Estados Unidos.

A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inglês) é uma corporação internacional oficialmente sem fins lucrativos, responsável por definir os espaços de endereços de protocolos de internet (IP) e administrar os códigos dos países e dos tipos de páginas. A sucessão do Icann está sendo debatida no Fórum de Governança da Internet (IGF, sigla em inglês), que começou segunda-feira e vai até quinta-feira, no Rio de Janeiro.

Unger, que participa do fórum, mostrou-se contrário à proposta de transferir o poder do Icann para uma organização internacional de Estados, semelhante à Organização das Nações Unidas (ONU): "Nossa posição é que a Internet não esteja sob a tutela nem dos Estados nem do dinheiro", ressaltou o ministro.

Para Unger, o novo órgão que substituirá o Icann pode contar com a participação de representantes dos governos e das empresas, desde que a sociedade civil, organizada em nível mundial, tenha predominância.