NIC.br

Ir para o conteúdo
02 JUL 2008

Uma em cada cinco pessoas gosta de receber spam, diz CGI






Folha de S. Paulo - Informática - 02/07/2008 - [ gif ]
Assunto: Segurança Online

Metade dos internautas que possuem uma conta de e-mail no Brasil diz ter recebido spams, no ano passado. Dessas pessoas, 48% afirmam receber tais mensagens todos os dias. O principal problema relatado por quem recebe essas mensagens é o gasto desnecessário de tempo (69%). A pergunta aceitava resposta múltipla. A pesquisa, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), traz ainda um dado surpreendente: uma em cada cinco pessoas que recebem spam não se incomoda, porque gosta de receber as mensagens. De acordo com o Cert.br, centro de segurança ligado ao CGI, o serviço internacional SpamCop relatou 44.404 reclamações de spams enviados do Brasil.

Centro de distribuição

"O país é um dos que mais recebem esse tipo de notificação", diz Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI e líder do grupo de trabalho anti-spam. "Mas ele funciona como um "hub" [centro de distribuição], a origem não é aqui." Faulhaber explica que os usuários brasileiros são contaminados principalmente por mensagens oriundas da Ásia. Os spammers, então, tomam o controle dos PCs, que começam a reenviar as mensagens.

Código

De acordo com ele, é preciso que as empresas que utilizam mensagens comerciais por e-mail adotem um código de conduta, "para que não sejam confundidas" com spammers. Para Faulhaber, como os e-mails podem ter origem em qualquer país, "a questão não passa só pela legislação", mas também por atenção dos usuários, dos serviços de telecomunicações e dos negócios que utilizam o e-mail. (GVB) 33% de quem recebe spam aponta como um problema o conteúdo impróprio das mensagens