NIC.br

Ir para o conteúdo
09 JUN 2008

Última etapa preparatória do 1º Fórum de Mídia Livre anota opinões






Correio do Brasil - 09/06/2008 - [ gif ]
Assunto: Eventos

A última etapa dos encontros preparatórios para o 1º Fórum de Mídia Livre, realizada neste domingo, reuniu representantes da sociedade civil, profissionais e estudantes de Comunicação Social, na Lapa, Centro do Rio. Na reunião, que durou cerca de seis horas, a forma como a Comunicação Social é exercida no país, desde a concessão de serviços de radio e teledifusão por parte do governo, com o ingresso das empresas transnacionais de telecomunicação no panorama das novas tecnologias, até a produção de conteúdo jornalístico e de entretenimento ocuparam o centro dos debates.

Em dois grandes painéis de debates, o acesso do cidadão ao direito de se informar por meios democráticos de comunicação balizou o discurso dos oradores convidados pela direção do encontro. A mesa foi composta por Arthur William, representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), Gustavo Barreto, diretor do site Consciência.Net, Gustavo Gindre, conselheiro eleito para o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), Márcia Correa e Castro, da organização social Bem TV e Mardônio Barros, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro.

No segundo painel, o artista gráfico e chargista Carlos Latuff e a diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ivana Bentes, em um debate mediado por Gustavo Barreto, discorreram sobre a ideologização dos meios de comunicação e sobre a necessidade de promover um novo paradigma para o jornalismo e o fazer cultural no país, com uma nova linguagem e o foco mais acurado na realidade nacional. O debate sobre a exigência do diploma para a atividade jornalística também foi um tema sugerido pela professora Ivana Bentes para o debate no próximo encontro da Enecos.