NIC.br

Ir para o conteúdo
16 JUL 2008

TV esquece os internautas, diz apresentador do "Link Brasil"






Folha de S. Paulo - 16/07/2008 - [ gif ]
Assunto: Internet

O jornalista Eduardo Ribeiro, 28, recebe no próximo sábado (19), em seu programa "Link Brasil" (Record, 20h), o professor Demi Getschko, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Conhecido como "pai da internet brasileira", Getschko fala sobre o nascimento e o futuro da rede virtual.

Há cinco meses no ar, o programa semanal, reapresentado aos domingos, às 9h, na Record News, canal de notícias da Record, aborda diversos assuntos sobre tecnologia.

Telefonia, internet, transmissão de imagens e sons são alguns dos temas do "Link Brasil". Contratado há um ano pela emissora, Ribeiro é também âncora do "Record News Brasil", exibido às 21h, de segunda a sábado, e apresentador eventual do "Fala Brasil" (Record, 8h).

Em entrevista à Folha Online, o jornalista fala da importância de debater o tema "novas tecnologias" na televisão brasileira.

Folha Online- O que o programa "Link Brasil" acrescenta à TV brasileira?

Eduardo Ribeiro- A TV aberta não se preocupava com conteúdo especializado, e nos esquecemos que o brasileiro ocupa o primeiro lugar no pódio de diferentes costumes digitais. O Orkut é um exemplo. Os blogs também. O que esse pessoal consegue fazer de barulho na rede é algo impressionante. Acho, inclusive, que não passará muito tempo até que os telejornais, sempre acusados de superficialidade, tenham que abrir espaço diário para essa editoria.

Folha Online- Quais as reações que você já percebeu em relação ao programa?

Ribeiro- Minha mãe aprendeu a ligar o computador. O porteiro da TV criou um blog com a ajuda do programa. Descobrimos um consumidor tão ávido por essa informação que se tornou capaz de mudar os próprios hábitos. Gente que não sabia do prazer de descobrir coisa nova na rede, gente que não imaginava como é simples estar ligado ao mundo e aos outros por um simples clique.

Folha Online: Recentemente, você recebeu nos estúdios do "Link Brasil" o professor Demi Getschko, membro do Comitê Gestor da Internet, para entrevista que vai ao ar no próximo sábado (19). Sobre o que conversaram? O professor falou sobre apagão na internet?

Ribeiro: O professor é um entusiasta da web, participou dos primeiros debates antes da criação da rede no país. Ele não acredita num apagão da web como um todo, mas acha que panes em redes pontuais vão se tornar cada vez mais comuns. Tamanho entusiasmo só é possível porque ele acredita que os problemas na internet serão resolvidos pela própria internet, que tem o desafio de se antecipar à situações como a que deixou, recentemente, sem acesso milhões de pessoas em São Paulo.

Folha Online: O que o público pode esperar para os próximos programas?

Ribeiro: Estamos entusiasmados com a idéia de produção de conteúdo na internet. Gente que cria seu próprio canal de TV ou de rádio sem sair de casa. Vamos ensinar a fazer isso. Também queremos promover uma série de programas sobre profissões rentáveis na web, ouvindo consultorias e pessoas que ganham a vida assim. Mais tarde, vamos debater o Orkut, para o bem e para o mal, numa edição sobre comunidades virtuais e a atualização do código penal para punir crimes na rede. Era surpresa, mas estamos combinando com alguns nomes do jornalismo, das novelas e do entretenimento da Record para mostrarmos a relação deles com a tecnologia. Alguns vão passar vergonha. Outros devem dar show.