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27 MAI 2008

Teste do Idec revela problemas nos serviços de banda larga






Última Hora News - 27/05/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

Para revelar as principais falhas da internet rápida brasileira, o Idec, em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, que é composto por membros do governo, de empresas, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, testou os serviços das três maiores empresas do setor no país: NET, Telefônica e TVA, durante novembro e dezembro do ano passado.

Com a ajuda de voluntários do próprio Idec, contratamos o serviço em seis residências da capital paulista, em nome de pessoas físicas, como um consumidor faria. No caso da Telefônica, tivemos que cancelar um dos testes antes do início, porque a empresa não concluiu a instalação até o prazo limite estabelecido para começar a análise.

Foram instalados, portanto, o Vírtua, da NET, em duas residências; o Ajato, da TVA, em outras duas; e o Speedy, da Telefônica, em apenas um domicílio.

A velocidade escolhida foi de 2 Mbps (megabits por segundo), sempre que possível. Somente no caso da Telefônica a velocidade teve que ser de 1 Mbps, pois no momento da contratação fomos informados de que essa era a maior velocidade disponível para o local de instalação.

Os pontos atribuídos durante o teste referem-se à facilidade de contratação e de cancelamento dos serviços, além, claro, da qualidade da conexão. Para isso, usamos softwares desenvolvidos pelo CGI.

Os testes revelaram problemas em todos os aspectos do serviço prestado, começando pelo atendimento na hora da contratação e passando pela instalação, pela falta de garantia de velocidade ou de estabilidade da conexão e pela dificuldade na obtenção de informação por todas as operadoras.

As empresas só receberam conceito "bom" quando cumpriram com seu papel nas duas residências avaliadas. O conceito "regular" foi dado em situações nas quais apenas em uma das residências o serviço foi prestado de maneira correta. E o conceito "ruim" indica que os dois domicílios tiveram problemas.