NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JAN 2008

Tentativas de fraudes na internet têm alta de 8% em 2007






O Globo Online - 07/01/2008 - [ gif ]
Assunto: Segurança

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços coordenados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), divulgou as estatísticas de incidentes envolvendo redes brasileiras reportados ao grupo referentes a 2007. As estatísticas são mensuradas com base nos dados relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários.

Do total de notificações recebidas de janeiro a dezembro de 2007, o número de incidentes relacionados a tentativas de fraude foi de 45.298, o que representa um acréscimo de 8% se comparado a 2006. A principal razão desse aumento foram reclamações de quebra de direitos autorais, que cresceram 773% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, as tentativas de fraudes financeiras apresentaram redução de 26% em 2007. No entanto, segundo Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br, houve uma mudança no tipo de ardil utilizado:

- Constatamos o aumento no número de páginas falsas de bancos brasileiros (phishing tradicional), ataque que não era mais comum no Brasil desde 2004.

Segundo as estatísticas, as notificações de ataques a servidores Web cresceram 276% em relação a 2006.

- Estes ataques estão explorando vulnerabilidades em aplicações Web e, em alguns casos, visam à hospedagem de cavalos de tróia ou de páginas falsas de instituições financeiras - explica Cristine.