NIC.br

Ir para o conteúdo
22 AGO 2007

Tateando na 'blogosfera'






Veículo: Folha de Londrina
Data: 22/08/2007
Autor: André Amorim
Assunto: Internet

Dez anos depois do primeiro blog, tentativas de medir a popularidade dessas páginas ainda são ações isoladas

No futuro, é provável que algum historiador do mundo digital dê grande destaque ao ano de 1997. Foi lá que cunhou-se o termo ''weblog'' para definir a página pessoal de Jorn Barger, considerado o primeiro blogueiro da história. Como acontece com frequência na internet, o termo foi abreviado e passou a se chamar apenas ''blog''. Daí foram surgindo os flogs, os vlogs, e outras variações, tanto no formato quanto no conteúdo.

Tamanha pluralidade motivou até mesmo uma campanha de um grande jornal de São Paulo, que questiona a qualidade das informações veiculadas nos blogs, que vão de golf na América Latina até dicas sobre novas tecnologias, passando por política, economia, turismo, futebol, história, cultura ou mesmo o simples relato sobre a vida diária dos blogueiros.

Dez anos depois do blog original, ainda não existem dados concretos dos servidores que hospedam essas páginas sobre o impacto da atividade blogueira na web. Quem se encarrega de elencar essa turma são os próprios blogueiros. Uma das últimas ações desse tipo foi um ranking elaborado por um blog (http://mundotecno.blogsome.com) utilizando entre os critérios de avaliação o PageRank (algorítimos utilizados nos motores de busca na Web, como o Google) e o Backlink (número de links que o blog possui em outros sites).

Entre os 50 blogs mais populares do Brasil, encontramos alguns paranaenses. A melhor posição do estado ficou por conta do MeioBit (www.meiobit.com), um blog especializado em assuntos tecnológicos que conquistou o 4º lugar na lista.

Um dos fundadores do MeioBit, Luiz Eduardo Nercolini, 20 anos, diz que a iniciativa começou como um hoby, mas aos poucos foi ganhando maiores proporções. Ele conta que no começo dedicava de duas a três horas por dia ao blog, mas já chegou a passar sete horas na frente do micro pesquisando assuntos para seus textos. ''Hoje, como não disponho de tanto tempo, tento adaptar o blog à minha rotina que é já muito puxada'', conta Luiz, que atualmente estuda Medicina.

Mas conquistar um lugar ao sol, como fez o MeioBit, não é tarefa fácil. Segundo Demi Getschko, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, manter um blog exige muita energia. ''Existe uma 'mortalidade infantil' muito grande nesse segmento'', diz ele referindo-se às páginas que são criadas, mas logo abandonadas por seus autores ao se darem conta do trabalho que elas exigem.

Para conseguir um bom PageRank e Backlinks em vários sites, os blogueiros devem estar sempre atualizando suas páginas com informações novas e originais. Na opinião de Demi, a própria rede se encarregará de, no futuro, filtrar aquilo que faz sucesso ou não. Diferente de outros meios, é mais importante para um blog o número de vezes que ele é citado em outros blogs do que ter um conteúdo bastante acessado. Essa característica transforma a blogosfera numa imensa teia de informações onde um autor cita o outro e vice-versa.