NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JAN 2008

Stephen Hawking fará participação em vídeo na "nerdstock" do Brasil






Folha Online - 07/01/2008 - [ gif ]
Assunto: Campus Party

O físico Stephen Hawking, considerado um dos mais brilhantes de sua geração, será um dos destaques da abertura da Campus Party Brasil --megaevento internacional que é uma espécie de enorme acampamento hippie-tecnológico e será realizado em São Paulo em fevereiro. O Campus Party, que acontece na Espanha desde 1997, será realizado em São Paulo, entre os dias 11 e 17 de fevereiro no prédio da Bienal do Ibirapuera. O congresso tem a intenção de reunir pessoas de diversas áreas para discutir e mostrar o futuro da tecnologia.

Hawking gravou um depoimento exclusivo em vídeo para abertura do evento, em que ele fala sobre a questão climática e os possíveis avanços sociais e econômicos que a tecnologia pode trazer para o homem.

A história de Hawking, aliás, representa um pouco da tônica do evento, tratado informalmente por seus organizadores como "nerdstock". A idéia é celebrar a tecnologia, as inovações e a felicidade que o mundo digital proporciona ao homem.

Hawking, que completa 66 anos nesta terça-feira (8), sofre de esclerose lateral amiotrófica (ou doença de Lou Gehrig), doença degenerativa que o mantém em cadeira de rodas e limita seus movimentos. Para se comunicar, ele utiliza um sintetizador de voz. Com o uso da tecnologia, escreveu um livro e dezenas de trabalhos científicos, além de ministrar palestras científicas.

Acampamento nerd

Cerca de 3.000 participantes poderão ficar acampados na região do prédio da Bienal do Ibirapuera. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas pelo site do evento. Até o início da tarde desta segunda-feira, pouco mais da metade das vagas havia sido preenchida.

Os principais temas do evento serão astronomia, robótica, criatividade, desenvolvimento, software livre, games, simulação, modding (modelagem de computadores), música e blogs.

Celebridades virtuais

Entre os palestrantes já confirmados estão o "astronauta celebridade" brasileiro Marcos Pontes, John "Maddog" Hall, fundador do movimento Open Source e a blogueira brasileira Marimoon. O blogueiro Marcelo Tas também confirmou presença no evento.

Na área Games, a Campus Party Brasil será sede do encontro da International Game Developers Association. Estão programados torneiros de "Starcraft", "Warcraft III", "Warcraft III: DotA Allstars", "Counter-Strike", "Quake Wars", "Quake 3 e 4", "Need For Speed Pro Street", "Unreal Tournament", "Team Fortress 2".

O universo dos games também será trazido para o mundo "físico". O clássico game "River Raid", da Atari, será projetado em uma grande parede, onde os participantes farão às vezes do avião do jogo. Com o próprio corpo, as pessoas desviam e atiram nos obstáculos. A programação completa pode ser vista no site oficial do evento.

O evento

Durante os dias de evento, cerca de 3.000 pessoas vão acampar na área da Bienal do Ibirapuera. Eles terão direito a uma tomada, um ponto na conexão de 5 GB, uma barraca e livre acesso às atividades oficiais do evento. Para participar, é preciso levar o próprio computador --portátil ou não.

Apesar do apelido de "nerdstock", o Campus Party não tem qualquer tolerância a drogas, bebidas alcoólicas e até tabaco, onde o consumo é proibido.

A idade mínima para participar é 12 anos completos, mas menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais e estar acompanhados por um maior responsável, durante todo o evento.

Esta será a primeira vez que o evento, promovido pelo grupo espanhol E3 Futura, será realizado fora da Espanha. Isso ocorreu, segundo a organização, dada a "importância mundial que o país [o Brasil] ganhou no contexto da nova sociedade em rede' e porque os brasileiros são os "maiores e mais criativos usuários mundiais da internet".