NIC.br

Ir para o conteúdo
07 JUN 2018

Só 19% das microempresas vendem pela internet


Diário do Comércio - 06/06/2018 - [gif]


Assunto: TIC Empresas 2017

O uso da internet é uma rotina para 88% das microempresas, de acordo com a pesquisa TIC Empresas 2017, lançada nesta quarta-feira, 6/06, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

De 2007 até hoje, houve um crescimento de 19 pontos percentuais. A pesquisa também revela que, em 2017, 29% das microempresas possuíam website e 65% estavam presentes nas redes sociais.

Com relação à velocidade de conexão nas microempresas, o estudo aponta uma concentração maior nas faixas entre 1 Mbps a 10 Mbps (46%).

Além disso, 52% das microempresas relataram realizar compras pela internet, porém, somente 19% afirmaram vender serviços ou produtos on-line.

"Apesar dos esforços das microempresas de estarem conectadas e presentes na Internet, tanto por meio de websites quanto pelas redes sociais, ainda há espaço para um uso mais estratégico dessas ferramentas, especialmente no que diz respeito à disponibilização de produtos e serviços aos seus clientes on-line", diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

NA NUVEM

Entre as pequenas, médias e grandes empresas, a pesquisa mostra que 55% delas afirmaram possuir um website, proporção que era de 57% em 2015, o que representa um cenário de estabilidade.

No caso das médias empresas a presença na web por meio de websites é de 78% e as grandes empresas é de 89%.

Entre as funcionalidades presentes nos websites das empresas, observa-se que a característica principal é a exposição da marca, sendo os canais de relacionamento pouco explorados.

Enquanto 96% dos websites possuem informações institucionais e 74% exibem a relação de produtos e serviços da empresa, apenas 21% possuem sistemas de pedido e 18% disponibilizam pagamento on-line.

A pesquisa TIC Empresas 2017 aponta ainda que a proporção de empresas que possuem perfil nas redes sociais chega a 70%.

Das empresas que estão presentes nesse tipo de plataforma on-line, 60% contam com uma área ou pessoa responsável pelo monitoramento das redes sociais e 29% terceirizam esse serviço.

Com relação à computação em nuvem, o estudo revela que 27% das empresas usam esse tipo de serviço para e-mail, 20% utilizam software de escritório, 25% usam armazenamento de arquivos ou bancos de dados e 16% usam capacidade de processamento em nuvem.

ATIVIDADES ONLINE

A pesquisa também investigou a infraestrutura de acesso e atividades que as empresas brasileiras desempenharam on-line.

O uso da conexão via cabo apresentou um aumento significativo entre 2015 e 2017, passando de 37% para 51%, ao passo que o uso da conexão DSL, via linha telefônica, diminuiu de 70% para 63%.

O uso de conexão via fibra ótica se encontra estável: em 2015, 46% das empresas possuíam esse tipo de conexão, enquanto em 2017 eram 49%.

Entre as atividades analisadas, o uso de mensagens instantâneas ganhou mais espaço, tendo crescido, entre 2015 e 2017, de 62% para 70%.

O pagamento de impostos e taxas (72%) é a principal transação realizada por meio da internet entre empresas e governo, sendo menos frequente a interação com o governo para participação em licitações e pregão eletrônico (21%) e para aquisição de bens ou serviços de organizações governamentais (6%).

COMÉRCIO ELETRÔNICO

Na pesquisa, 66% das empresas declararam que realizam compras on-line, enquanto a venda é realizada por 22% das mesmas.
O percentual de empresas que vendem on-line encontra-se num patamar de 10 pontos percentuais superior ao verificado em 2011, quando 12% vendiam pela internet.

Entre as empresas que não venderam on-line, 50% disseram que preferem o modelo comercial atual, enquanto 49% disseram que os produtos da empresa não são adequados para formas de comércio on-line.

A PESQUISA

Realizada entre abril e agosto de 2017, a pesquisa TIC Empresas mede o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) entre as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras.

Foram entrevistadas 7.062 empresas de pequeno, médio e grande porte. Em 2017, a pesquisa também foi realizada entre as microempresas, a partir de questionário adaptado a esse público específico.

Edições anteriores da pesquisa específica para microempresas foram realizadas pelo Cetic.br em 2007 e 2010. A pesquisa com microempresas, realizada no mesmo período, contou com 1.502 entrevistas.