NIC.br

Ir para o conteúdo
11 OUT 2017

Simpósio SAE BRASIL debate em SP tendências em mobilidade elétrica


Segs - 10/10/2017 - [gif]


Assunto: Simpósio SAE BRASIL

Encontro receberá lideranças do mercado e da academia no Club Transatlântico, em São Paulo, dia 18 de outubro

Em meio a anúncios de vários países, que passam a privilegiar veículos elétricos e híbridos ao definirem prazos para a comercialização de carros convencionais, o Brasil precisa de um posicionamento local, principalmente no atual momento em que define o novo regime industrial para o setor automotivo. Este cenário norteará as discussões do 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, dia 18 de outubro, no Club Transatlântico, em São Paulo.Sob a direção do engenheiro Ricardo Takahira, o simpósio receberá lideranças de montadoras, sistemistas, centros de pesquisa, distribuidores de energia, provedores de eletropostos e órgãos do poder público para palestras e sessões de debates. Além disso, haverá mostra tecnológica com modelos híbridos e elétricos, como Bolt (GM), Cayenne (Porsche), Fusion (Ford), i3 (BMW) e i8 (BMW), e eletropostos das marcas Bosch e Siemens.

No encontro, especialistas discutirão rotas para a estruturação do Brasil para a fase dos veículos híbridos plug-in e puro elétricos. “Necessariamente nós passaremos por uma fase dependente de mais projetos de abrangência nacional de uso intenso destas tecnologias, com modelos de negócios e produtos inovadores integrados à nova visão da infraestrutura de mobilidade urbana”, avalia Takahira.

O simpósio contará com cinco painéis, que abordarão os temas: “Infraestrutura e Seus Impactos na Mobilidade Elétrica”, “Conectividade na Mobilidade de VHE”, “Infraestrutura Inteligente e Eficiente”, “Aspectos Tecnológicos da Mobilidade Elétrica” e “Políticas e Cenários para Infraestrutura da Mobilidade Elétrica”. (Ver abaixo a programação do encontro)

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Plínio Cabral Junior, o 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores: ABVE, BMW, BorgWarner, Bosch, CBMM, Editora Onze, FGV, Ford Caminhões, General Motors, Horiba, Instituto Brasileiro do Cobre, IQA, Schaeffler e Siemens.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO 6º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

09h – Abertura com Ricardo Takahira, chairperson do 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos; e Otacilio Gomes Junior, diretor geral da SAE BRASIL.

PAINEL “INFRAESTRUTURA E SEUS IMPACTOS NA MOBILIDADE ELÉTRICA”

09h15 – Palestra “Mobilidade Elétrica – E-Niobum Bike”, com Rodrigo Amado, gerente geral da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

PAINEL “CONECTIVIDADE NA MOBILIDADE DE VHE”

09h45 – Palestra “Conectividade M2S – Mobility to Society”, com Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

10h05 – Palestra “Avanços Tecnológicos que Aceleram a Mobilidade”, com José Eduardo Azarite, vice-presidente comercial e de Desenvolvimento de Negócios do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

10h25 – Palestra "Serviços de Conectividade na Infraestrutura de VE&H", com Bruno Monteiro, gerente do Segmento Solar da ABB no Brasil.

10h45 – Debate moderado por José Sidnei Martini, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).

PAINEL “INFRAESTRUTURA INTELIGENTE E EFICIENTE”

11h35 – Palestra “Smart Grid em Metrópoles e Integração da Infra para VE&H”, com Sérgio Jacobsen, diretor de Digital Grid da Siemens no Brasil.

11h55 – Palestra "Living Lab Emotive – Projeto de Mobilidade Urbana em Campinas", com Vitor Torquato Arioli, pesquisador da Área de Sistemas de Energia do CPqD.

12h20 – Debate moderado por Ailton Conde Jussani, pesquisador da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

PAINEL “ASPECTOS TECNOLÓGICOS DA MOBILIDADE ELÉTRICA”

14h25 – Palestra “Hibridização e Eletrificação em Veículos Esportivos”, com Leandro Rodrigues Sabes, gerente de Produto e Preço da Porsche do Brasil.

14h45 – Palestra “Atuação do Sistemista na Era dos Elétricos”, com Flávio Campos, diretor de Negócios da Delphi.

15h05 – Palestra “Infraestrutura Completa para o VE&H – Do Painel Fotovoltaico à Roda", com Alexandre Travi, engenheiro elétrico da BYD.

15h25 – Debate moderado por Ricardo Kenzo, diretor de Negócios para Cidades da Siemens.

PAINEL “POLÍTICAS E CENÁRIOS PARA INFRAESTRUTURA DA MOBILIDADE ELÉTRICA”

16h15 – Palestra “Cenários Mundiais e a Importância das Políticas de Promoção dos Veículos Elétricos”, com Flávia Consoni, professora do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências, da Universidade de Campinas (DPCT/ IG/ Unicamp).

16h35 – Palestra “Ações do BNDES para Mobilidade Elétrica”, com Ana Cristina da Costa, chefe do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

16h55 – Debate moderado por Plínio Cabral Junior, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors.

17h15 – Encerramento com Ricardo Takahira, chairperson do 6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos.

6º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos
Data: 18 de outubro de 2017, das 9h às 17h30
Local: Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP