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18 JUL 2008

Seu dinheiro: bancos vão investir mais em segurança nas transações virtuais






InfoMoney - 18/07/2008 - [ gif ]
Assunto: Segurança Online

De acordo com levantamento do grupo Gartner, em 2008 e 2009, os bancos norte-americanos pretendem gastar mais com segurança. O motivo seria o aumento de fraudes na utilização de cartões, transações on-line e utilização de call centers.

Segundo a pesquisa, a grande maioria dos bancos considera extremamente importante investir em segurança. A expectativa é que, no próximo ano, cerca de 60% das instituições gastem mais com prevenção de fraudes. Entre as empresas mais ricas, o índice sobe para 71%.

No Brasil a situação não é diferente: as instituições nacionais também estão pensando e gastando mais em tecnologia e segurança. Com o aumento da utilização de Internet Banking, os investimentos na área de segurança chegam a casa de R$ 1,2 bilhão anualmente.

No geral, em 2007, os bancos investiram R$ 6,2 bilhões, incremento de 16% sobre 2006, superando em R$ 300 milhões as expectativas. Das despesas globais de TI (Tecnologia de Informação), a parcela destinada a investimentos cresce a passos largos, superando a casa dos 40%.

Números
Segundo números divulgados na última edição do Ciab Febraban (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), realizado em junho, de 2000 a 2006, o número de operação de internet banking pessoa física cresceu 786%, passando a 3,3 bilhões de operações. Já as transações jurídicas registram acréscimo de 704%, saindo de 359 milhões para 2,9 bilhões.

O número de TEDs (Transferência Eletrônica Disponível) também verificou acréscimo. A média diária passou de 196 mil operações para 234 mil, entre 2006 e 2007. Por outro lado, as operações por meio de papel caíram. O total de cheques compensados, por exemplo, recuou 35% entre 2000 e 2006.

Tecnologias
Uma das inovações anunciadas no Ciab é a criação de domínios b.br, iniciativa que o CGI (Comitê Gestor da Internet) tomou para auxiliar os bancos a tornar a internet um canal mais seguro. Os domínios b.br serão exclusivos das instituições financeiras e possibilitarão a utilização de um novo recurso técnico chamado DNSSEC (Domain Name System Security Extensions).

Segundo o Head de Fraude Management do HSBC no Brasil, André Luis Damiano, com o DNSSEC, o usuário terá a garantia de que não está em um site falso preparado por um fraudador. "Será possível termos uma entidade, no caso o CGI, validando e garantindo para nossos clientes que eles estão realmente falando com o banco e que não serão levados inadvertidamente a alguma área de risco na internet", disse, segundo material de divulgação do congresso.

Outra tendência tecnológica no campo da segurança é o uso da biometria, que deve substituir as senhas em futuro próximo, segundo especialistas. A biometria permitirá a utilização de mecanismos de identificação únicos e naturais, as características físicas.

Para o gerente técnico do departamento de Pesquisa de Informática e Tecnologia do Bradesco, Marcelo Ribeiro Câmara, com a melhoria da tecnologia, os bancos devem usá-la com maior freqüência, elevando, assim, a segurança do cliente.

"Dita a cartilha atual da segurança que o mínimo desejável para segurança é termos pelo menos dois fatores de autenticação entre algo que só você possui (cartão), algo que só você sabe (senha) e algo que só você é (biometria)."

Proteja-se
Apesar do grande investimento dos bancos para tornar as transações financeiras mais seguras, algumas atitudes podem ajudar a evitar a ação dos fraudadores, como o hábito de nunca fornecer o plástico ou seus números a ninguém, mesmo que sejam funcionários de bancos.

Ao receber a carta que contém a senha para efetuar saques nos caixas eletrônicos, memorize a numeração e destrua o documento, para evitar que ele seja usado indevidamente. Nunca deixe os números registrados em papéis junto ao cartão ou em locais de fácil localização e, caso a escolha seja feita por você, evite numerações óbvias.

Caso o seu cartão seja engolido pela máquina, use o telefone de dentro do próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco ou, na impossibilidade, o telefone público mais próximo. Nunca use o celular de estranhos que estiverem por perto e tampouco aceite ajuda de desconhecidos.

Fraudes
Se, mesmo tomando cuidado, você for vítima de fraudes, faça o seguinte: alerte o seu banco o quanto antes e, caso tenha outros cartões, proceda da mesma forma, pois os fraudadores podem usar seus dados pessoais para tentar cloná-los.

Para se precaver de futuras dores de cabeça, é imprescindível tomar duas medidas: anote o número de atendimento (toda ligação feita para as centrais de atendimento de instituições financeiras é gravada e possui um número para verificação) e solicite um fax que comprove o bloqueio ou cancelamento do cartão.