NIC.br

Ir para o conteúdo
08 JAN 2007

Sete em cada dez vírus são ladrões






Veículo: Info online
Data: 08/01/2007
Autora: Cintia Baio
Assunto: Segurança

SÃO PAULO - Sete em cada dez vírus encontrados nos PCs do planeta em 2006 estavam relacionados ao furto de dinheiro do internet banking.

O dado foi divulgado pela Panda Software e baseia-se em informações coletadas pelo serviço de antivírus online ActiveScan, oferecido gratuitamente pela empresa.

De acordo com o levantamento, os ataques a PCs estão mais silenciosos, personalizados e têm, cada vez mais, a finalidade de obter ganhos financeiros por meio do furto de dados pessoais e bancários das vítimas.

A praga mas insistente em 2006 foi o Sdbot.ftp - verme que se descarrega nos PCs via FTP com o objetivo de explorar as vulnerabilidades do sistema operacional.

O Sdbot.ftp contaminou 2,62% dos computadores em todo o mundo em 2006. No Brasil, essa praga também manteve-se em primeiro lugar, com participação de 2,82% no total de computadores contaminados.

Em segundo lugar na lista de pragas monitoradas pela Panda Software está o Netsky.P, com um percentual de infecção de 1,22%. Esse verme se propaga por correio eletrônico escrito em inglês e por redes P2P com o objetivo de explorar um bug do Internet Explorer.

No Brasil, de acordo com o Cert.br, de janeiro a setembro do ano passado, foram reportados 137.509 incidentes com vírus ao centro de estudo. Um número duas vezes maior que o registrado durante todo o ano de 2005.