NIC.br

Ir para o conteúdo
24 MAR 2017

Seminário “Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas”


Rede Nacional Primeira Infância - 23/03/2017 - [gif]


Assunto: Seminário “Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas”

As experiências internacionais mais recentes relacionadas à produção de conhecimento sobre crianças e adolescentes on-line e sobre como as políticas públicas incorporam essa temática serão debatidas no próximo dia 04 de abril, em São Paulo. Com a participação de renomados especialistas – entre eles, a professora Sonia Livingstone, da London School of Economics (LSE), o seminário “Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas” é realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em conjunto com o UNICEF e a SaferNet, e apoio do Instituto Alana. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do sítio do evento. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

A proposta do encontro é reunir gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil em um intercâmbio de experiências. “Esta será uma grande oportunidade para debater questões cruciais no contexto das políticas públicas: como garantir o acesso universal às tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, promover a participação e proteção das crianças no ambiente on-line. Além disso, discutiremos as inovações metodológicas em pesquisas que monitoram os impactos dos dispositivos digitais na vida das crianças e seu papel de alimentar políticas públicas”, esclarece Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e um dos debatedores do evento.

O painel de abertura e a conferência principal serão dedicados às apresentações de Sonia Livingstone, reconhecida internacionalmente por seus livros, estudos e trabalhos que tratam dos riscos e oportunidades no ambiente on-line, especialmente para crianças e jovens. A professora da LSE analisará, durante o evento, como os direitos das crianças estão sendo reconfigurados em consequência da disseminação das redes digitais e como identificar e proteger os interesses da criança on-line.
Ainda sobre a proteção dos direitos da infância, o encontro terá um debate multissetorial com a participação de representantes da sociedade civil, setor privado, Governo Federal e organismo internacional. A programação completa está disponível no sítio: http://cetic.br/seminario-crianca-adolescentes/.

Anote na AgendaCrianças e adolescentes na era digital: novas perspectivas para as políticas públicas
Data: 04 de abril (terça-feira)
Horário: 9h30
Local do evento: Sede do NIC.br
Endereço: Av. das Nações Unidas, 11.541, Mezanino – São Paulo, SP
Endereço web: www.youtube.com/user/NICbrvideos

 (Fonte: NIC.br)