NIC.br

Ir para o conteúdo
20 AGO 2008

São Paulo inaugura rede de alta velocidade MetroSampa






WNews - 20/08/2008 - [ gif ]
Assunto: Interconexão

Entrou em operação a Rede Metropolitana de São Paulo (MetroSampa), instalada na Universidade de São Paulo (USP). A infovovia acadêmica de alta velocidade interligará os principais centros de ensino e pesquisa da Grande São Paulo.

Com a infra-estrutura de fibras ópticas, a MeroSampa tem capacidade para trafegar dados a uma velocidade de 1 Gbps. A rede permitirá aplicações avançadas e troca de grandes quantidades de dados.

A MetroSampa será interligada às demais instituições que fazem parte da rede acadêmica nacional, a rede Ipê. A nova rede foi inaugurada por Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia (MCT). Ela é fruto do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), iniciativa do MCT, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Redes semelhantes à de São Paulo já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal. Até o fim de 2008, serão 27 redes ópticas metropolitanas operacionais em todo o país interligadas pela Rede Ipê, a rede nacional operada pela RNP.

Com 145 km de extensão, a rede de São Paulo foi implantada pela RNP com R$ 3,2 milhões de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Nic.br.

Projetos e participantes

Sete instituições fazem parte da rede: o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP); o Instituto do Coração Incor), do Hospital das Clínicas; o Nic.br, a USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Unifesp e a Universidade Federal do ABC (UFABC -- Santo André).

A rede foi implantada para facilitar e ampliar a divulgação de estudos científicos e a integração entre universidades e unidades de pesquisa. Instituições que participam do projeto poderão, inclusive, compartilhar iniciativas de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

Um dos principais projetos beneficiados pela MetroSampa é o da Integração da Capacidade Computacional da Unesp (GridUnesp). Primeiro Grid universitário da América Latina, o GridUnesp foi criado para atender à demanda de docentes e pesquisadores por grande capacidade de processamento e armazenamento de dados em áreas como física de altas energias, engenharia mecânica, meio ambiente, geociência etc. Fonte: Agência USP