NIC.br

Ir para o conteúdo
15 MAI 2017

Saiba o que é ransomware e como se proteger de ataques hacker


Veja - 12/05/2017 - [gif]


Assunto: Segurança na Internet

Ataques de hackers já atingiram 74 países nesta sexta-feira acompanhados de pedidos de ´resgate'

Nesta sexta-feira, 74 países sofreram ataques de ransomware. A ação diz respeito a ciberataques em computadores que travam o sistema e impedem o acesso da máquina ou dos arquivos armazenados por meio de criptografias. Em seguida, para liberar os dados, os hackers exigem o pagamento de um ‘resgate’, via bitcoins, moeda usada em transações virtuais.

O ransomware é um código, como os vírus trojan e spyware, e pode infectar tanto computadores como equipamentos de rede (modems e roteadores) e dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).

Para alertar a população sobre os riscos do ataque e apresentar medidas preventivas, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil divulgou uma Cartilha de Segurança para a Internet.

Segundo o documento, para se proteger é necessário ter um antivírus instalado e atualizado no computador e evitar abrir arquivos e links duvidosos. Uma outra medida para se proteger os arquivos é fazer backups regularmente. O CERT.br adverte ainda que o pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.