NIC.br

Ir para o conteúdo
12 ABR 2007

Quem tem medo de TI?






Veículo: B2B Magazine
Data: 12/04/2007
Assunto: Indicadores

Embora ainda existam empresas que tentem sobreviver no mercado sem utilizar computador, as pequenas e médias empresas estão cada vez mais informatizadas e atentas às oportunidades e vantagens que tecnologia pode oferecer.

É o que aponta a pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.BR). Segundo o levantamento, 98,76% das companhias utilizam computadores em seus modelos de gestão e 96,29% já acessam a internet para relizar as mais diversas funções relacionadas com o negócio.

"Os serviços pela rede mais procurados são os bancários e financeiros, mas muitas empresas também a utilizam para interagir com órgãos públicos", afirma Rodrigo Zulim, da RCS Auditoria e Consultoria. De acordo com a pesquisa, 81,87% declaram imposto de renda pela internet e 78,96% utilizam a rede para serviços bancários e financeiros.

Segundo o consultor o comércio eletrônico ainda está começando e concentra-se na troca de e-mails, embora um número considerável de corporações, 74,23%, já esteja utilizando a web para realizar vendas, porcentagem superior a de empresas que possuem web page, que fica em 59,06%.

O segmento também parece reagir aos assédios das empresas de tecnologia e, pouco a pouco, destinar parte do orçamento para a digitalização. Estima-se que o investimento em tecnologia da informação deva crescer 15% no Brasil em 2007, movimentando para cerca de 18,6 bilhões de dólares.

A maior parte das PME´s (aproximadamente 35%) reverte para a área de TI entre 1% e 2% do faturamento total. "Mais de 60% investe até 4%. São poucas, porém, que alocam mais de 4% de seu faturamento para o setor. Pouco mais de 6% encontram-se nesta faixa", pondera o consultor.