NIC.br

Ir para o conteúdo
08 NOV 2006

Quase 70% dos brasileiros nunca navegou na Web






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Terra
Data: 08/11/2006
Assunto: Indicadores

Quase 70% dos brasileiros jamais navegou na Internet. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br, entidade conhecida como NIC.br e ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. O estudo revelou ainda que 54,4% nunca utilizou um computador.

A segunda edição da Pesquisa Sobre Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios 2006) entrevistou 10.510 pessoas nas zonas urbanas das cinco regiões do Brasil, entre julho e agosto deste ano. Além de computadores e Internet, o estudo abordou o acesso da população a outras tecnologias, tais como televisão e telefones fixo e celular.

Confira todos os números da pesquisa:

Computador:

  • Houve aumento na presença de computadores nas casas, de 16,6% em 2005 para 19,6% em 2006;
  • 25% das casas com acesso ao equipamento nas regiões Sul e Sudeste;
  • As regiões Norte e Nordeste ficam com 10% e 8,5%, respectivamente;
  • 45,6% dos entrevistados afirmaram já ter usado um computador;
  • 54,4% da população brasileira nunca usou um computador;
  • 36,8% dos que já utilizaram computador declaram que a habilidade é suficiente para conseguir um emprego;
Internet:
  • A Internet está em 14,5% das casas em 2006, contra 13% no ano passado;
  • O tipo predominante de conexão é a linha discada, com 49,06%;
  • A banda larga está em 28,64% das residências;
  • 33% já acessaram a Internet pelo menos uma vez na vida;
  • 67% nunca navegou na Internet;
  • O local é a própria casa (40%), seguido de pontos públicos (30%) e do trabalho (24,4%);
Telefone:
  • 49,7% contam com telefone fixo;
  • O telefone celular passou de 61%, em 2005, para 68% em 2006;
  • 60,61% dos entrevistados utilizaram o telefone celular;
  • 46,3% afirma possuir um telefone próprio;
  • Desse total, 88,6% são telefones pré-pagos;
  • 60,5% usa o telefone para enviar e receber mensagens de texto (SMS);
Outros:
  • 97% das casas têm aparelhos de televisão;