NIC.br

Ir para o conteúdo
31 MAI 2007

Problema com segurança afeta 55% dos internautas






Veículo: Portal G1
Data: 31/05/2007
Assunto: Segurança

Número referente ao Brasil foi divulgado pelo Comitê Gestor da Internet. Com o roubo de informações via web, piratas podem desviar dinheiro

Com a popularização da internet nos últimos anos, criminosos virtuais encontraram uma "fórmula" para ganhar dinheiro: o roubo de dados de internautas, que pode ser útil na realização de transferências financeiras e também no pagamento de contas on-line. Segundo um estudo divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta terça-feira (29), pelo menos 20,3% dos internautas brasileiros já foram vítimas de ataques de vírus que resultaram na perda de informação, de tempo ou acesso não-autorizado às suas máquinas. No total, 55,5% dos usuários afirmaram ter tido algum problema relacionado à segurança.

No total, 55,5% dos internautas do país já tiveram problemas relacionados à segurança, um dos fatores que dificultam o crescimento do comércio eletrônico no país -- 19,9% daqueles que não fazem compras on-line citam como motivo a preocupação com segurança. Entre os internautas que possuem computador em casa, a maioria afirma usar antivírus (70,2%), enquanto a minoria faz uso de firewall (14% dos entrevistados) e de programas anti-spyware (14%), utilizados para combater os softwares espiões que roubam dados.

Uma das estratégias utilizadas para o roubo de dados é conhecida como phishing scam: com ela, pessoas mal-intencionadas enviam e-mails que possibilitam a instalação de softwares espiões, para roubo de dados. Daí a importância do spam (mensagens não-solicitadas) entre os piratas: cerca de 47% daqueles que já receberam essas mensagens afirmam recebê-las diariamente, 38% classificam essa freqüência como semanal e apenas 13% falam em mensal.

O estudo, realizado entre julho e agosto de 2006, investigou 10,5 mil domicílios da zona urbana em todo o território nacional e já teve sua primeira parte divulgada em novembro do ano passado. As informações divulgadas nesta terça-feira durante o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip), realizado em São Paulo, fazem parte da segunda parte da pesquisa e estão ligadas à segurança, ao spam, ao comércio eletrônico, ao uso de e-mail e ao governo eletrônico.

Internet no Brasil
Na primeira parte do estudo, em novembro de 2006, o CGI.br divulgou que 10,4 milhões de residências brasileiras tinham computador, enquanto 7,7 milhões de domicílios também tinham acesso à internet.

Considerando o número de pessoas, 69,9 milhões de brasileiros (45,7% das pessoas com mais de dez anos de idade) já haviam usado um PC, 50,6 milhões (33,1%) tinham usado essa máquina nos últimos três meses e 83 milhões (54,3%) nunca haviam utilizado um computador. Considerando o acesso à internet, esses números vão para 50,9 milhões de brasileiros (33%) que já usaram, 42,5 milhões (27,8%) que usaram nos últimos três meses e 102 milhões (66,7%) que nunca navegaram pela web.