NIC.br

Ir para o conteúdo
14 SET 2007

Portabilidade numérica chega a São Paulo em março de 2009






Veículo: Telecom Online
Data: 14/09/2007
Autora: Marineide Marques
Assunto: Portabilidade Numérica

Definição quanto à solução técnica fica para a semana que vem e negociações continuam

Em reunião encerrada ontem à noite, o Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) fechou o cronograma de ativação do serviço em todo o Brasil. Na área referente ao código de numeração 11, em São Paulo, a facilidade de troca de operadora com a manutenção do número deve chegar na primeira semana de março de 2009, uma semana antes da ativação do serviço em todo o território nacional, marcada para 11 de março.

No Rio de Janeiro, nas localidades com o código 21, a portabilidade será introduzida duas semanas antes de São Paulo, portanto em fevereiro de 2009. O cronograma completo deve ser divulgado nesta sexta-feira pela Anatel.

A experiência piloto da portabilidade numérica começará em 24 de maio de 2008 por oito áreas de numeração: Bauru e São José do Rio Preto, ambas em São Paulo, Vitória (ES), Divinópolis (MG), Londrina (PR), Goiânia (GO), Teresina (PI) e todo o estado do Mato Grosso do Sul.
A nova proposta de cronograma de ativação foi levada pelas próprias operadoras, depois de a Anatel ter recusado a anterior, que previa a portabilidade nas áreas mais densas apenas na última fase do processo. O cronograma aprovado agora mistura áreas de maior densidade telefônica com outras menos densas durante as várias fases de ativação.

Solução técnica

O vencedor da licitação para fornecimento da solução técnica que dará suporte à portabilidade numérica no Brasil será decidido em reunião do comitê-executivo do GIP marcada para a próxima semana, quinta e sexta-feira. Na reunião de dois dias encerrada na noite de ontem avançou-se nas avaliações das propostas técnicas e comerciais, mas as análises não foram conclusivas.

Nenhum dos cinco grupos que entregaram propostas - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); a Cleartech, que se apresentou em parceria com a americana NeuStar; a Syniverse junto com a HP; e a Telcordia, com a Tivit; e a Unitec, que representa a CPM Braxis - foi descartado do processo.

Ao longo da próxima semana, o grupo encarregado de analisar as propostas se reunirá com cada um dos proponentes para novas negociações de preços e dos detalhes técnicos, para que a decisão seja tomada até sexta-feira. O cronograma prevê a assinatura do contrato entre o vencedor e a ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade, na segunda-feira, seguinte, dia 24.