NIC.br

Ir para o conteúdo
14 MAR 2008

Pesquisa mostra crescimento da Internet em 2007






TI Inside - 14/03/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

O ano de 2007 foi definitivo para impulsionar o crescimento do uso da Internet em centros públicos de acesso pago (Internet cafés, lan houses, etc.), que se transformaram no local predominante para o acesso à Internet no Brasil.

É o que mostra a terceira Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2007, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br e divulgada nesta sexta-feira, 14/3.

"Esse tipo de acesso pago saltou de 30% em 2006 para 49% em 2007, passando à frente do uso em domicílio, que se manteve estável em 40%, mostrando que a iniciativa privada pode contribuir para amenizar o problema social da exclusão digital no país", explica Mariana Balboni, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Outro destaque revelado na pesquisa foi o aumento no ritmo das aquisições domiciliares de computadores em 2007: o equipamento está presente em 24% das residências brasileiras, o que representa aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2006. Segundo o NIC.br, o resultado mostra que os programas de inclusão digital que facilitam a compra de micros pela população por meio do aumento de financiamento e da isenção de impostos estão surtindo efeito.