NIC.br

Ir para o conteúdo
14 DEZ 2006

Pesquisa: 20% da população brasileira tem computador






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Terra
Data: 14/12/2006
Assunto: Indicadores

Quase 20% da população brasileira tem computador em casa e 13% têm acesso à internet de casa, segundo dados da 2ª Pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC 2006). O levantamento foi feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR , uma entidade sem fins lucrativos criada para implementar as decisões do Comitê Gestor da Internet.

Segundo a diretora de Comunicação e responsável pela pesquisa, Mariana Balboni, de 2005 até agora houve um aumento considerável no número de domicílios que têm computadores, de 16,6 para 19,6. "O aumento na posse de computadores se deu mais entre as pessoas da classe B e C. Acredito que isso aconteceu porque o governo criou vários programas de crédito para a compra do equipamento, como o Computador para Todos, e eles atendem a essa parcela da população", afirmou.

Apresar do aumento de computadores, o número de domicílios com internet tão apresentou grande crescimento de 2005 para 2006. No ano passado, esse número era de 13% e este ano subiu para 14,5%. Balboni disse que uma das explicações para o baixo crescimento é que os programas do governo são apenas para a compra do equipamento e não para o acesso à internet.

"Além do equipamento, é preciso pagar um provedor de internet e isso representa um custo alto para grande parte da população. Há municípios que não têm um provedor local e, com isso, o custo da internet fica muito alto", acrescentou. A pesquisa mostra também que 54,4% da população nunca usaram um computador e que 67% nunca navegaram na internet. "Podemos perceber que a desigualdade no Brasil se reflete no acesso ao computador. Fatores socioeconômicos influenciam no acesso à internet e ao computador. Quanto mais renda tiver um domicílio e quanto maior for a escolaridade das pessoas desse domicílio, maior será o acesso ao computador, à internet", disse.

A pesquisa foi realizada no meses de julho e agosto de 2006. Foram feitas mais de 10 mil entrevistas em zonas urbanas de todo o país.