NIC.br

Ir para o conteúdo
13 ABR 2007

O "pai" da Internet no Brasil palestra no fisl 8.0






Veículo: Fisl 8.0
Data: 13/04/2007
Assunto: Internet

Num breve histórico sobre a evolução da Internet e seus conceitos, o presidente do Nic.Br (Núcleo de Informação e Coordenação), Demi Getschko, considerado um dos "pais" da rede mundial no Brasil, compartilhou seus conhecimentos com a platéia que lotou, na tarde desta sexta-feira (13), a palestra do 8º Fórum Internacional de Software Livre, que se encerra neste sábado.

Para Demi a Internet manteve seu princípio básico desde quando ainda era apenas teoria, na década de 60: o espírito de colaboração. "É importante lembrar que ainda existe fortemente na rede o espírito de colaboração mútua. Nada se faz de forma forçada. Um bom exemplo disso são os voluntários dos servidores de raiz, que mesmo depois de 35 anos continuam a compartilhar o conhecimento sem remuneração ou objetivos financeiros", analisou.

Demi lembrou que a relação da Internet com o Software Livre se dá de forma completa porque existe o canal de comunicação que permite isso. "A Internet e o Software Livre funcionam como uma rua de mão dupla. Uma complementa a outra através da troca de informações na rede. Novos códigos navegam por ela e não há fronteiras de línguas nem geográficas que impeçam o acesso a estas informações e geram produtos únicos", completou Getschko.