NIC.br

Ir para o conteúdo
02 JUL 2008

Novos domínios na rede






Zero Hora - 02/07/2008 - [ gif ]
Assunto: Domínios

Regras mais flexíveis para registro de endereços valerão a partir de 2009

A decisão tomada na última semana pela Icann, o órgão controlador da internet mundial, de tornar mais flexíveis as regras para registro de novos endereços na web, deverá ter reflexos apenas em 18% dos sites brasileiros. Esse é o percentual de páginas registradas diretamente no Exterior com os chamados domínios genéricos, que incluem terminações como ".com", ".org" ou "net". Os demais 1,37 milhão de domínios brasileiros são finalizados com ".br", ou seja, são registrados diretamente no país, ficando sob responsabilidade do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

- Para essas páginas não muda nada - avisa Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do CGI.br.

Getschko esteve presente à reunião em Paris, na última semana, na qual 1,5 mil representantes de 70 países decidiram pela mudança nas regras dos domínios que permitirão, por exemplo, a criação de endereços que terminem com nomes de cidades, como ".berlim", ou de empresas como ".ibm". Essas terminações dispensarão o tradicional ".com", por exemplo. Os novos domínios deverão estar disponíveis a partir de 2009.

As regras detalhadas para a concessão dos novos endereços ainda não estão definidas, mas há consenso dentro da Icann de que domínios com nomes de países, cidades ou comunidades devam ser reservados para uso dessas regiões.

- Esse cuidado serve para impedir, por exemplo, que um chinês registre os domínios ".RS" ou ".pampa", que são muito característicos de uma região, no caso o Rio grande do Sul - explica Getschko.

Saiba mais

- Qualquer interessado pode optar por registrar seu domínio no Brasil (neste caso, o endereço termina com ".br") ou no Exterior, se quiser ter as terminações ".com", ".org", ".net", entre outras.
- As novas regras só valerão para esses domínios registrados no Exterior junto à Icann.
- Não há valor definido ainda, mas especula-se que o registro de um novo domínio desse tipo custará entre US$ 100 mil e US$ 500 mil.
- A Icann informa que vai preservar endereços diretamente associados a nomes de países, cidades, estados ou comunidades. Também não será permitido o registro de endereços com palavras ofensivas.
- Quando alguém quiser registrar um novo domínio haverá um período de contestação pública. No entanto, os critérios para se opor ao registro de um novo endereço de web ainda não estão definidos.
- Também não está acertado como a Icann procederá no caso, por exemplo, de duas pessoas registrarem o nome da mesma empresa.
- No Brasil, qualquer pessoa física ou jurídica legalmente estabelecida no país pode registrar um domínio junto ao CGI.br. Se alguém inscrever o nome de uma empresa sem o consentimento de seus proprietários, por exemplo, a questão terá de ser resolvida judicialmente. Não há vinculação do registro de marca com o de domínios no Brasil.
Fonte: CGI.br