NIC.br

Ir para o conteúdo
29 MAI 2007

Nic.br divulga os resultados da 2ª Pesquisa sobre o uso da TIC






Veículo: Executivos Financeiros
Data: 29/05/2007
Autora: Thais Trapp
Assunto: Indicadores

A Nic.br, entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), apresentou nesta terça-feira (29-05), os resultados da 2ª pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC 2006.

Segundo a pesquisa, em 2006, apenas 14% dos brasileiros que já tiveram acesso á Internet declararam ter adquirido bens e serviços por meio da rede pelo menos uma vez. No ano anterior este percentual chegou a 15%.

Nos últimos 12 meses o percentual da população brasileira que usou serviços de governo eletrônico se manteve estável na comparação com 2005, e ficou em 12,1%. Para esta informação, foram consultadas pessoas com mais de 16 anos, que estão em idade para se consultar com órgãos públicos.

De acordo com Mariana Balboni, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), as atividades de governo eletrônico e de comércio eletrônico estão diretamente relacionadas a fatores sócio-econômicos, ou seja, sua penetração cresce conforme aumentam a classe social, a renda e a escolaridade.

A teoria da gerente é explicada na prática. O estudo revelou que dos usuários que possuem maior nível de escolaridade, os pertencentes a classe denominada "A", 40,5% fazem compras pela Internet, contra apenas 10,8% dos usuários de classe "C".

Em relação a segurança na rede, 44,5% dos entrevistados e usuários declararam não ter encontrado problemas em 2006. Houve um ligeiro aumento na comparação com 2005, quando foi registrado 41%. Dentre os problemas mais freqüentes, o campeão de reclamações foi o ataque de vírus com perda de informação ou acesso não autorizado à maquina, que registrou 20,3% em 2006.

Quanto ao uso de e-mail, 62,5% das pessoas que utilizaram a Internet nos últimos três meses disseram ter uma conta de e-mail pessoal. Entre esses usuários, 51,9% alegaram ter recebido spam no ano passado.