NIC.br

Ir para o conteúdo
28 NOV 2016

NIC.br abre inscrições para VI Semana de Infraestrutura da Internet


BIT Magazine - 25/11/2016 - [gif]


Autor: Ana Rita Guerra
Assunto: VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil

Estão abertas as inscrições para a a VI Semana da Infraestrutura da Internet, que acontece de 5 a 9 de dezembro e irá reunir engenheiros, administradores de redes, analistas de segurança, gestores de TI, estudantes e especialistas na dinâmica de operação e funcionamento da Internet no Brasil.

Promovido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o evento de infraestrutura compreende o 10º IX (PTT) Fórum – Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil, a 42ª reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER) e a 28ª reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS). Além disso, o encontro traz uma novidade: um dia inteiro dedicado à realização de tutoriais com atividades práticas.

“A Semana de Infraestrutura é o espaço para se discutir sobre o desenvolvimento da Internet no Brasil em profundidade, tanto nos painéis sobre engenharia e segurança, essenciais para a plena operação e expansão da rede, quanto nos debates que permeiam a esfera legislativa”, pontua Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br. “Temos, em tramitação no Congresso, projetos de leis preocupantes, que não só impõem barreiras técnicas de impacto para provedores de conexão e aplicações, mas colocam em xeque a Internet como conhecemos hoje, livre, aberta e democrática”, sublinha.

Segurança IoT e backbone nacional
Iniciando as discussões da Semana de Infraestrutura, nos dias 5 e 6 de dezembro, o IX (PTT) Fórum trará em sua 10ª edição uma apresentação sobre o potencial dos dispositivos da Internet das Coisas de amplificar ataques de negação de serviço (DDoS), especialmente entre Sistemas Autônomos (ASs).

O evento traz a oportunidade para profissionais interessados conhecer a operação do IX.br (Brasil Internet Exchange), um dos maiores do mundo em número de participantes e tráfego trocado, e também obter informações sobre como aderir a um dos Internet Exchange Points (IXPs) do NIC.br presentes em 26 localidades no Brasil. Em um painel dedicado as atividades do IX.br, serão apresentados, além do volume de tráfego e novos participantes, questões técnicas sobre a atualização e automatização do sistema de atendimento, ampliação de serviços de filtro e o modelo de sustentabilidade.

Outro tema é a ampliação do backbone nacional a partir de redes submarinas e integração entre os IXPs, que será debatido com a participação de representantes de empresas que atuam na construção de cabos submarinos, entre elas a Algar Telecom e Angola Cables.

Tutoriais
Para ampliar e aprimorar conhecimentos nos assuntos de infraestrutura da Internet, os participantes terão o dia 7 de dezembro dedicado exclusivamente a tutoriais. Serão aulas e atividades práticas sobre temas diversos: BGP – Boas Práticas para Conexão IXP; Desvendando o Mikrotik (equipamento de rede popular entre ASs) e seus Mistérios; IPv6: Situação Atual do IPv6 e Plano de Endereçamento; Prática de Configuração de Serviços IPv6; Operação de Redes Ópticas: Cuidados Físicos e Condutas Normativas; e BGP – Avançado e Communities (único curso que exige experiência na área). As atividades serão ministradas por especialistas do NIC.br e convidados. Para participar de um ou mais tutoriais, é necessário informar os cursos de interesse no momento da inscrição online.

GTER/GTS
Os dias 8 e 9 de dezembro serão destinados à segunda rodada anual das reuniões conjuntas do GTER e GTS em 2016. O GTER 42 terá, entre os destaques da programação, o debate sobre problemas de geolocalização IP, recomendações sobre aplicação P2P para prevenção de spam e o monitoramento do projeto Wi-Fi Livre SP, que utiliza recursos como o Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) do NIC.br. O GTS 28 irá tratar das fraudes em telefonia IP, explicar o que os dados DNS revelam sobre os ataques cibernéticos mundiais e como se prevenir do  ransomware. Traz, também, palestras sobre a perspectiva técnica e legislativa da segurança em IoT, entre outros assuntos.

A VI Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil conta com as cotas de patrocínio platina da Abranet, Google e NTT. A inscrição é gratuita e está disponível aqui.