NIC.br

Ir para o conteúdo
31 JAN 2018

MPF realizará edição do projeto “Segurança Digital: o MPF vai até você” em Capão da Canoa


MPF - 30/01/2018 - [gif]


Assunto: Segurança na Internet

Evento que será realizado no “dia internacional da internet segura” reforça a necessidade de tomar cuidado com as páginas e conteúdos ao navegar na internet

O Ministério Público Federal realizará, no dia 06 de fevereiro, dia internacional da internet segura, em Capão da Canoa/RS, mais uma edição do projeto “Segurança Digital: O MPF vai até você”. O projeto, que já foi realizado com grande sucesso em Porto Alegre em outras oportunidades, acontecerá no litoral norte do estado para aproveitar o grande número de gaúchos que lá se encontram durante o verão.

A equipe do MPF entregará cartilhas informativas elaboradas pela organização não governamental SaferNet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Serão apresentados pequenos filmes sobre segurança na internet e haverá diálogo com a população que estiver circulando pela região.

O dia da internet segura é uma iniciativa anual com o objetivo de envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da rede. Essa iniciativa, criada pela rede Insafe na Europa, reúne atualmente mais de 100 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular o uso livre e seguro da internet.

Em 2018, o tema escolhido é “unidos para uma internet mais positiva”, uma vez que vivemos conectados boa parte do tempo e a internet é fruto do que fazemos com ela. Assim, cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável.

Para a procuradora da República Jaqueline Buffon, titular do Núcleo de Apoio no Combate aos Crimes Cibernéticos da Procuradoria da República no RS, idealizadora do projeto, o Ministério Público Federal está atuando na prevenção quanto ao crime cibernético na medida em que conscientiza a população sobre a necessidade de cuidados para acessar a internet. Muitas pessoas não se dão conta da grande quantidade de informações que transmitem ao postar nas redes sociais. Outro ponto destacado, são os cuidados que devem ser tomados quanto aos dispositivos digitais em si. Haverá distribuição de cartilhas sobre inúmeros temas no assunto, dirigidos a todos os públicos: crianças, adolescentes e adultos de todas as faixas etárias.

O evento é realizado pelo Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF/RS em parceria com a procuradoria da República em Capão da Canoa, CGI e SaferNet e conta com apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.

O quê: “Segurança Digital: O MPF vai até você”
Onde: Largo do Baronda, Avenida Beira-Mar de Capão da Canoa/RS
Quando: Dia 06 de Fevereiro, das 9h às 11h30

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS