NIC.br

Ir para o conteúdo
13 NOV 2007

Ministro diz que em três anos todos municípios terão infra-estrutura para acessar internet






Veículo: Agência Brasil
Data: 13/11/2007
Autora: Thais Leitão
Assunto: IGF

Rio de Janeiro - Todos os municípios brasileiros contarão com infra-estrutura para o acesso à internet banda larga nos próximos três anos. O anúncio foi feito hoje (13) pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante o 2º Fórum de Governança da Internet.

Segundo Hélio Costa, garantir internet em alta velocidade nos locais de prestação de serviço público, como escolas e postos de saúde, em todo o país, é uma prioridade do governo.

O ministro prevê que o custo total do projeto não será inferior a R$ 2,5 bilhões em três anos.

Hélio Costa adiantou que para criar essa estrutura estão sendo estudadas algumas opções. Uma delas, segundo o ministro, seria a utilização de cabos de fibra ótica sobre as torres de alta tensão, que cobrem praticamente toda a costa leste brasileira. Outro recurso é o processo chamado GSAC (Governo Eletrônico Federal), um sistema que fornece conexão por satélite e que poderá ser implementado também por meio de linhas terrestres, por rádio ou por cabo, disse o ministro.

O ministro Hélio Costa disse que uma outra opção em analise é a a substituição dos Postos de Serviço de Telecomunicações (PSTs), que são conjuntos de instalações de uso coletivo que permitem acesso à internet por telefonia fixa, pela instalação de backhauls, que são a infra-estrutura necessária para oferecer banda larga em determinada localidade.

"Estamos explorando varias opções. Existem instrumentos técnicos capazes de cobrir o Brasil inteiro com uma estrutura de internet de alta velocidade. Queremos dizer que vamos levar os backhauls à entrada de todas as cidades e de lá vamos licitar para que cada serviço público da cidade tenha acesso", disse.

O ministro acenou ainda com a possibilidade de utilizar dutos de empresas como a Petrobras, para que os cabos de fibra ótica cheguem às cidades do interior, dando acesso à internet.

"Esse assunto está sendo analisado detalhadamente. Ontem (12), fizemos uma reunião muito produtiva com os ministérios do Planejamento e da Casa Civil. Esperamos, em no máximo duas semanas, termos um resultado de como utilizar toda essa estrutura", adiantou.

O 2º Fórum de Governança da Internet acontece até quinta-feira (15), no Rio de Janeiro. Cerca de dois mil participantes de mais de 100 países discutem formas de ampliar e democratizar o uso da internet.