NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2007

Ministro defende controle 'equilibrado e representativo' da internet






Veículo: O Globo
Data: 12/11/2007
Assunto: IGF

RIO - O controle da rede mundial de computadores, a internet, deve ser exercido de forma equilibrada, com a representatividade dos diversos países, regiões e dos distintos setores da sociedade. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, durante a abertura do 2º Fórum para a Governança da Internet (IGF), fórum apoiado pelas Nações Unidas que vai até quinta-feira, no Rio.

Para o ministro Sérgio Rezende, o modelo ideal de governança da internet não pode ser atrelado ao governo de nenhum país em particular. Atualmente, esse controle é realizado por uma entidade privada sem fins lucrativos nos Estados Unidos, o Icann.

- O tratamento equânime das nações é condição necessária para uma confiança global em seu funcionamento e, portanto, para a sustentabilidade da internet. Apesar da origem localizada, ela hoje é resultado de muitas contribuições revolucionárias de distintas nacionalidades - afirmou Rezende, em discurso.

Rezende destacou que a internet tem o grande potencial de promover a parceria global para o desenvolvimento das Metas do Milênio. Para isso, no entanto, é necessário o uso de um protocolo comum de comunicação, além da permissão de interconexão de redes regionais e o compartilhamento de informações e conteúdos.

O ministro lembrou a importância da internet nos mais diversos setores da sociedade, entre eles o acesso à informação, a educação a distância, o comércio eletrônico e as transações financeiras. Segundo ele, trata-se de um bem de interesse público e universal que deve ter uma governança pautada por esses interesses, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da pessoa humana e a construção de uma sociedade mais justa.