NIC.br

Ir para o conteúdo
06 JUL 2017

MCTIC firma parceria para mapear telecentros de todo o Brasil e oferecer cursos de capacitação para jovens


MCTIC - 05/07/2017 - [gif]


Assunto: TIC Centros Públicos de Acesso

Ministério mantém mais de 6.500 espaços onde a população pode utilizar computadores gratuitamente e ter acesso a conexão à internet. Segundo o diretor de Inclusão Digital da pasta, Américo Bernardes, eles se mantêm como uma ferramenta importante de acesso à tecnologia. Acordo com a ATN vai propor estratégias para políticas públicas de inclusão digital.

Um acordo de cooperação assinado nesta terça-feira (4) entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN) vai permitir o mapeamento da rede de telecentros de todo o país e a promoção de cursos de capacitação direcionados a jovens de baixa renda. O documento vai ajudar a pasta a propor novas estratégias para as políticas de inclusão digital.

Atualmente, há mais de 6.500 telecentros apoiados pelo MCITC no Brasil. Nesses espaços, os usuários podem utilizar, gratuitamente, os computadores e a conexão à internet, além de participarem de oficinas e cursos.  O diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, explicou que, mesmo com o avanço de outras tecnologias de ingresso à rede mundial de computadores, os telecentros se mantêm como um espaço importante para o acesso à tecnologia.

"Recentemente, houve a discussão no governo se os telecentros ainda teriam espaço diante do avanço significativo da telefonia e da banda larga móvel. Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação [Cetic.br] mostrou que esses espaços se constituem como uma ferramenta fundamental para a formação e construção de conhecimento", disse.

Os cursos online da ATN vão incluir matérias como programação, informática básica e empreendedorismo. A entidade sem fins lucrativos atua há 12 anos no apoio a iniciativas de inclusão digital. "O número de usuários dos telecentros tem aumentado e nós queremos fazer com que esses equipamentos sejam usados pelos jovens para buscar empregabilidade e ter acesso a diversos conteúdos", destacou o diretor da ATN, José Avando.

Fórum de discussão

No evento de assinatura do acordo, entidades que atuam em iniciativas de acesso à tecnologia também apresentaram ao MCTIC o projeto Acessa Brasil, evento que vai discutir políticas de inclusão digital como cidades inteligentes, tecnologias sociais e economia circular no segundo semestre deste ano, em Recife (PE).

Segundo o coordenador da iniciativa, Sávio França, o objetivo é formar um grande fórum reunindo eventos diversos que já acontecem no país. "O que nos motivou é reunir no mesmo espaço os maiores eventos de inclusão sociodigital, tecnologias sociais e inovação que acontecem no Brasil. São temas do evento os espaços de inclusão digital, a reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, tecnologias assistivas. São pelo menos duas dezenas de temáticas que serão colocadas para reflexão", relatou.

"Desde 2001 já existia a Oficina Nacional para Inclusão Digital. O Acessa Brasil visa convergir outras iniciativas. O evento é organizado por diversas entidades e quer discutir políticas como as cidades digitais, os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que são temas importantes da inclusão digital", diz o coordenador-geral de Articulação do Departamento de Inclusão Digital, Alexandre Mesquita.