NIC.br

Ir para o conteúdo
15 AGO 2008

MCT inaugura rede acadêmica de alta velocidade em São Paulo






IT Web - 15/08/2008 - [ gif ]
Assunto: Interconexão

Com 145 km de extensão, MetroSampa foi implantada pela RNP com investimentos da Finep e do Nic.br

No dia 19 de agosto, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugura a Rede Metropolitana de São Paulo (MetroSampa), infra-estrutura de fibras ópticas, que possibilitará a ativação de conexões com capacidade de 1 Gbps para os principais centros de ensino e pesquisa da Grande São Paulo, para uso de aplicações avançadas e troca de grandes quantidades de dados.

A MetroSampa, por sua vez, será interligada às demais instituições que fazem parte da rede acadêmica nacional, a rede Ipê. No mesmo dia, o MCT inaugura quatro núcleos de telemedicina e de telessaúde na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e no Instituto Dante Pazzanese.

A MetroSampa é fruto do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), iniciativa do MCT coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela internet acadêmica no Brasil. Redes semelhantes à de São Paulo já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal. Até o fim de 2008, serão 27 redes ópticas metropolitanas operacionais em todo o país e interligadas pela Rede Ipê, a rede nacional operada pela RNP.

Com 145 km de extensão, a rede de São Paulo foi implantada pela RNP com R$ 3,2 milhões de investimentos da Finep e do Nic.br, que custeou 49 km de rede. Sete instituições fazem parte da rede: o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP); o Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas; o Nic.br, a USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Unifesp e a Universidade Federal do ABC (UFABC, Santo André).