NIC.br

Ir para o conteúdo
29 MAI 2007

Mais da metade dos brasileiros tiveram problemas de segurança na Web em 2006, diz pesquisa






Veículo: W News
Data: 29/05/2007
Autora: Tatiana Schnoor
Assunto: Indicadores

56% dos brasileiros tiveram problemas de segurança na Internet em 2006. Esse número representa uma diminuição percentual de 3% em relação a 2005. A informação é do núcleo de informação e coordenação do NIC.br, a partir da pesquisa "TIC Domicílios - sobre o uso da Internet no Brasil" realizado no ano passado, com dados levantados entre julho e agosto, em 10,5 mil casas da zona urbana, nas cinco regiões do País.

Segundo o estudo, o problema mais freqüente continua sendo ataques de vírus com perda de informação ou que resultou em acesso não autorizado (20,3%), seguido pelo ataque de vírus com danos em software ou hardware (7,9%).

Entre os internautas que têm PC em casa, a maioria (72,7%) adotou práticas de segurança com relação ao equipamento. A solução mais usada ainda é o antivírus , presente em 70,2% dos computadores. Em 2005, esse número era de 69,8%. Homens e as pessoas pertencentes às classes A e B são os mais se valem de tais ferramentas.

Conta de e-mail gratuito predomina entre usuários brasileiros
No quesito uso de e-mail, o documento indica que 62,5% dos entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses informaram ter ao menos uma conta de e-mail de uso pessoal. O tipo mais popular é o gratuito, adotado por 56,4% dos participantes, um ligeiro aumento em relação a 2005, quando esse número era de 54,5%. Apenas 9% têm contas pagas de e-mail, percentual que caiu significativamente em relação aos 13,8% de 2005.

De acordo com o estudo, continua pequeno o número de internautas que realizam compras ou usam serviços de governo eletrônico pela rede. Apenas 14% dos indivíduos que já acessaram a Web declararam ter comprado bens e serviços pela Internet pelo menos uma vez na vida, percentual que somava pouco mais de 15% em 2005.