NIC.br

Ir para o conteúdo
23 JUN 2006

Líder mundial, Brasil supera 20 horas mensais na web residencial






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Folha Online
Data: 23/06/2006
Assunto: Indicadores

Na esteira de recordes registrados nos últimos meses, internautas brasileiros com acesso doméstico passaram, em média, 20 horas e 25 minutos conectados à internet no mês de maio. No mesmo período, diz um estudo do Ibope//Netratings, os franceses registraram média de 18 horas e 45 minutos, seguidos por Japão (17 horas e 29 minutos) e EUA (16 horas e 45 minutos).

Para se ter uma idéia do crescimento apresentado no Brasil, em maio do ano passado o tempo de navegação ficou em 16 horas e 55 minutos --aumento de 3 horas e 30 minutos nos últimos 12 meses.

Com o resultado do mês passado, o país se aproxima de um recorde registrado na internet em 2003, no auge da epidemia Sars (Síndrome Respiratória Aguda Severa), quando os usuários de Hong Hong navegaram 22 horas mensais em suas residências.

Grande parte deste crescimento está associada à popularização da banda larga entre os brasileiros; a queda de preços e aumento nas velocidades de conexão fez com que classes A e B passassem a optar por esta alternativa em vez do acesso discado. Dos 13,2 milhões de internautas residenciais ativos no país, 68,2% têm acesso rápido à internet.

Segundo o estudo "Barômetro Cisco de Banda Larga", elaborado pela consultoria IDC, o valor médio de conexões com velocidades entre 256 Kbps e 512 Kbps passou de R$ 101 em 2004 para R$ 55 no ano passado.

Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência, afirma que questões relacionadas à segurança também podem contribuir para o aumento no tempo médio de navegação. "O acesso residencial à internet está concentrado nos grandes centros urbanos, onde a violência é uma preocupação constante e há poucas alternativas públicas de lazer", explica.

Copa

A categoria que registrou maior aumento de audiência em maio foi "viagem e turismo" --15,6% sobre o mês anterior e 54% em 12 meses--, com cerca de 3 milhões de usuários únicos. Segundo o Ibope//NetRatings, responsável pelo estudo no Brasil, este crescimento está relacionado à Copa do Mundo e também à taxa de câmbio favorável ao Real.

Em maio, o número de domínios ".br" chegou a 928 mil --aumento de 20,8% nos últimos 12 meses, segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil.