NIC.br

Ir para o conteúdo
05 JUL 2017

Lançado em português o livro "Uma introdução à governança na internet"


Bites Economia Digital - 05/07/2017 - [gif]


Assunto: Cadernos CGI.br

Publicado originalmente em inglês pela DiploFoundation, a obra passa a contar com tradução inédita para o português. De forma didática e acessível, o livro, de autoria de Jovan Kurbalija, ex-diplomata que atua como diretor fundador da DiploFoundation e chefe da Geneva Internet Platform, desvenda aspectos técnicos, legais, econômicos, socioculturais e de direitos humanos da governança da internet.

No quesito economia, o autor aponta, por exemplo: "a prática econômica da Internet é, atualmente, considerada eficiente, devido ao seu bom funcionamento e, no geral, a seu custo acessível. A principal crítica à atual economia da internet é o risco do monopólio das principais empresas de internet e telecoms que poderia levar à distorção do mercado".

A tradução para o português faz parte da coleção Cadernos CGI.br – série Referências, iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil para incentivar o debate sobre o uso e a governança da internet com documentos fundamentais e estudos sobre o tema. O prefácio e posfácio da edição são de autoria de Carlos A. Afonso, diretor do Instituto Nupef e presidente do capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC), que traz reflexões sobre o cenário brasileiro.

O livro “está disponível gratuitamente para download. Universidades, bibliotecas e centros de pesquisa interessados em receber uma cópia impressa podem enviar uma solicitação para assessoria@cgi.br.