NIC.br

Ir para o conteúdo
18 MAR 2008

Lan houses puxam crescimento da internet no Brasil, diz estudo






G1 - 18/03/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

Segundo pesquisa da Cetic.br, 49% dos internautas usam centros públicos de acesso. Pela primeira vez, índice de acesso doméstico via banda larga chega a 50%.

As lan houses passaram a ser, em 2007, o principal local de acesso à internet no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br). No total, 49% dos internautas brasileiros utilizam a rede em locais públicos pagos.

As lan houses tiveram o maior crescimento na comparação com a pesquisa de 2006, quando eram utilizadas apenas por 30% dos internautas. O acesso doméstico se manteve estável: 40% dos usuários têm conexão com a rede em casa.

Historicamente, o principal local de acesso à rede sempre foi o domicílio. No entanto, desde 2005 as lan houses têm crescido em um ritmo maior que os domicilios. A proporção de internautas que acessam de casa se mantém estaganada em 40%. Isso não quer dizer que o número de computadores nas residências não tem subido, mas indica que o acesso doméstico cresce no mesmo ritmo que a internet no país.

Regiões
Segundo a pesquisa, as regiões com mais usuários de lan house são o Norte e o Nordeste do país, com 68% e 67% do total de internautas, respectivamente. 24% dos usuários têm acesso no trabalho, e 15% na escola. Os centros gratuitos respondem apenas por 6% dos acessos. O total supera 100% porque cada internauta pode utilizar a rede em mais de um local.

Outro ponto importante demonstrado pela pesquisa é que, pela primeira vez, metade dos usuários domésticos utilizam sistemas de banda larga. Dos 40% em 2006, o índice subiu dez pontos no último ano. Centro-oeste e Sul são as regiões com a melhor estrutura de tráfego de dados, com 68% e 58% de acessos em banda larga, respectivamente. O estudo pode ser conferido no site do Cetic.br.