NIC.br

Ir para o conteúdo
15 MAR 2008

Lan house é o principal local de acesso à internet no País






O Estado de S. Paulo - Caderno Enconomia & Negócios - 15/03/2008 - [ gif ]
Autor: Renato Cruz
Assunto: Indicadores

Pesquisa aponta que, pela primeira vez, mais da metade da população já usou computador.

As lan houses se tornaram, no ano passado, o principal local de acesso à internet no Brasil. Uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) mostrou que 49% dos internautas acessam a rede mundial em centros públicos pagos. Quarenta por cento acessam em casa, 24% no trabalho e 24% na casa de outra pessoa. Na pesquisa, as pessoas podiam apontar mais de um local de acesso.

Veja íntegra da pesquisa

As lan houses são o principal ponto de acesso dos internautas de baixa renda, mas mesmo os jovens que possuem computador com banda larga em casa usam eventualmente esses centros pagos. "Todos participam da lan house", disse Rogério Santanna dos Santos, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Setenta e oito por cento dos internautas com renda familiar de até um salário mínimo freqüentam lan houses. Entre aqueles com renda superior a cinco salários mínimos, o uso do centro público pago cai para 30%. "A participação da lan house cai quando perguntamos qual é principal local de uso", afirmou Mariana Balboni, gerente do Cetic.br. O centro pertence ao NIC.br, entidade sem fins lucrativos responsável pelo registro dos endereços de internet com final .br.

O estudo refletiu os impactos positivos da chamada Lei do Bem, que cortou impostos federais sobre a venda de PCs. Cinqüenta e três por cento da população brasileira já usou um computador. Pela primeira vez a pesquisa, que ouviu pessoas com mais de dez anos, encontrou mais gente que teve acesso a um microcomputador do que gente que não teve. O total de pessoas que acessaram a rede mundial nos últimos três meses saltou de 35,3 milhões em 2006 para 44,9 milhões.

De certa forma, a pesquisa mostrou o contraste entre os resultados de dois tipos de política pública. A Lei do Bem, que reduziu impostos e incentivou o mercado, fez com que a posse de computadores passasse de 17% dos lares em 2005 para 24% em 2007. Entre aqueles que ganham de três a cinco salários mínimos, o número passou de 15% para 40%. A Lei do Bem contribuiu também para a proliferação das lan houses no País.

A criação de centros gratuitos de acesso aos computadores e à internet, também chamados telecentros, não mostrou resultados tão bons. Eles muitas vezes estão sob a responsabilidade direta da administração pública. Em 2007, atendiam a 6% dos internautas. O porcentual é o dobro do de 2006. Mesmo assim, os telecentros acabaram se mostrando uma solução bem menos efetiva que as lan houses.