NIC.br

Ir para o conteúdo
26 MAI 2007

Jovens unidos em busca da inclusão digital no RN






Veículo: Diário de Natal
Data: 26/05/2007
Assunto: Indicadores

Apenas 7,9 % dos lares potiguares possuem computador, quatro vezes menos que o Distrito Federal, local onde há mais acessos no país, com 33,6%, de acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CDI). O número é preocupante, no que diz respeito à inclusão digital e com isso, também, à inclusão social. Diante destes dados e com o objetivo de contribuir para modificar esse quadro, foi lançado em Natal o projeto Informática Cidadã, que tem como idealizador o professor e gerente de tecnologia da Universidade Potiguar Cláudio Márcio Campos de Mendonça.

"Passar o conhecimento à frente e unir-se para promover a inclusão social a partir da inclusão digital. Foi com esta idéia em mente que foi pensado o Informática Cidadã", explicou Cláudio Márcio, que apresentou o projeto junto à Pró-reitoria de Extensão da Universidade, sob a direção da professora Jurema Márcia Dantas da Silva. A meta é capacitar em Introdução à Informática alunos carentes da rede pública de ensino, principalmente da faixa etária entre os 16 e os 18 anos, concluintes do ensino médio, para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. "A idéia é conseguir colaborar para inclusão digital, estimular o voluntariado, facilitar o acesso dos alunos ao mercado de trabalho e, com isso, contribuir também para inclusão social", afirma Campos.

A seleção para o projeto é feita pelo coordenador junto às escolas por meio de formulários distribuídos em instituições públicas de Natal e São Gonçalo do Amarante. Já participaram alunos das escolas Padre Miguelinho e Anísio Teixeira, em Natal; da escola municipal Varela Barca e da escola estadual Vereador José Moacir, de São Gonçalo do Amarante. A preferência é dada aos alunos que estão concluindo o ensino médio. Os outros 10% da turma são formados por trabalhadores que não possuem conhecimento em informática.

As aulas são realizadas todos os sábados à tarde nas salas da unidade da Universidade Potiguar localizada na avenida Nascimento de Castro. O curso tem a carga horária de 52 horas, com aulas de Windows, Editor de Texto - Word, Excel e Internet. A ação começou há um ano com apenas um voluntário, mas atualmente o professor Cláudio Márcio conta com a ajuda de quatro voluntários e de um aluno bolsista, estudantes do curso de Sistema de Informação da UnP. O gerente de tecnologia da UnP explica que há necessidade de mais instrutores para ser possível aumentar a quantidade de turmas. O projeto também visa qualificar alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, para ministrar aulas de Introdução à Microinformática e aprenderem técnicas de gerenciamento de treinamento profissionalizante.

O projeto Informática Cidadã começou em 2006 e formou aproximadamente 90 alunos de escolas públicas. O coordenador explica que o objetivo em 2007 é alcançar a capacitação de 200 alunos. E até 2010 chegar ao número de 2 mil estudantes formados com os conhecimentos básicos. Alunos e professores podem participar como voluntários. Empresas interessadas em ajudar o projeto podem colaborar adotando as turmas, patrocinando as camisetas, apostilas e o lanche. Para saber mais e contribuir com o Informática Cidadã basta entrar em contato com a coordenação através do e-mail cmarcio@unp.br.