NIC.br

Ir para o conteúdo
24 JUN 2008

ICANN estuda novas regras para criação de domínios






WNews - 24/06/2008 - [ gif ]
Assunto: Domínios

A ICANN (Internet Corporation for Assigned and Numbers) deverá votar até o final desta semana sobre a aplicação de novas regras para o uso de nome de domínios genéricos na internet. A proposta do órgão administrativo é permitir a empresas públicas e privadas a adoção de extensão customizadas para o tipo de atividade que atuam, exemplo, .org; .aero; .asia, entre outros. A declaração foi feita durante o 32° Encontro da ICANN, que acontece desde o dia 22 de junho, em Paris, França.

Para ICANN, como poderá ser utilizado qualquer tipo de letra, o domínio genérico, também conhecido como gTLDS, estima-se que centenas de domínios possam ser registrados ainda este ano.

Os novos gTLDS deverão ser avaliados por processos de aplicabilidade na internet, durante o qual as empresas deverão demonstrar a funcionalidade do nome nos âmbitos organizacionais, operacionais, técnicos e financeiros. Com os novos nomes, a ICANN pretende incentivar a criatividade, inovação, a competição e a escolha do usuário.

Brasil

Desde que as extensões ".com", ".net" e ".org" foram criadas em 1998, a gama de gTLDs mundiais cresceu discretamente e hoje conta com 21 domínios como por exemplo ".aero", ".asia", ".tel", entre outros. No Brasil, uma ação similar está sendo estudada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (Nic.br), que pretendem nomear um domínio específico para os bancos ".com.br" para ".b.br", com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários de Internet Banking e coibir a ação de cibercriminosos, principalmente, em ações como a de phising.

Saiba mais em: Domínio dos sites de bancos mudará de ".com.br" para ".b.br"