NIC.br

Ir para o conteúdo
01 JUL 2008

Ibope: blogs fomentam discussões financeiras






Baguete - 01/07/2008 - [ gif ]
Autora: Márcia Lima
Assunto: Indicadores

O Ibope divulgou nesta terça-feira, 01, primeiro estudo comercial sobre Blogs e Comunidades de Finanças Pessoais.

Analistas do Ibope Inteligência, acompanharam mais de 240 blogs e 22 comunidades no Orkut para compreender os mecanismos de formação de opinião e circulação de comentários sobre investimentos e finanças pessoais na Internet, por cerca de dois meses.

De acordo com o estudo do Ibope, divulgado nesta terça-feira, 01, os tópicos mais comentados sobre uma ação ou cotação em comunidades especializadas do Orkut geram em média 166 comentários.

O trabalho identificou 11 "formadores de opinião digital", internautas que se revelaram bastante focados no assunto e cujos comentários são acompanhados com interesse pelos demais integrantes, e examinou o perfil de cada um deles.

"O processo de aparecimento de 'formadores de opinião' na Internet não é necessariamente similar ao que se verifica na comunicação de massa, e exige trabalharmos com variáveis diferentes das normalmente empregadas pelo marketing tradicional", destaca Marcelo Coutinho, diretor de Análise de Mercado do Ibope Inteligência.

O estudo pode ser obtido gratuitamente, mediante cadastro, no site do Ibope.

Mercado

Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil indicam que mais de 70% dos brasileiros das classes A/B utilizam regularmente a rede, e dados da Bovespa mostram que em abril mais de 220 mil pessoas utilizaram o Home Broker - sistema de negociação de ações pela Internet - um crescimento de 105% em 12 meses. As transações efetuadas pela Web já respondem por 12% do volume total negociado em Bolsa.