NIC.br

Ir para o conteúdo
12 JUL 2017

Governo publica eleitos do CGI.br. Anatel representa empresas de Internet


Abranet - 11/07/2017 - [gif]


Autor: Roberta Prescott
Assunto: Eleições CGI.br

Foi publicada no Diário Oficial a Portaria Interministerial nº 3.803, de 7 de julho de 2017, por meio da qual os ministros de Estado Chefe Da Casa Civil Da Presidência Da República, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, designaram os membros para compor o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A portaria (3.803/2017) foi assinada pelos ministros da Casa Civil e de Ciência e Tecnologia ainda na sexta-feira, 7/7, um dia depois da carta encaminhada pela Coalizão Direitos na Rede, na qual as entidades reclamavam da paralisia do CGI.br sem a nomeação. 

O CGI.br conclui o processo eleitoral para as 11 vagas da sociedade civil há 40 dias. Para as quatro vagas titulares de entidades do Terceiro Setor foram eleitos Thiago Tavares Nunes de Oliveira (Safernet), Percival Henriques de Souza Neto (Anid), Flávia Lefèvre Guimarães (Proteste) e Tanara Lauschner (UFAM). 

Entre o setor empresarial, as quatro vagas são divididas entre provedores de acesso e conteúdo, de infraestrutura, informática e empresas usuárias. Para cada uma delas os titulares eleitos são Eduardo Fumes Parajo (Abranet), Eduardo Levy Cardoso Moreira (Sinditelebrasil), Henrique Faulhaber (Assespro) e Nivaldo Cleto (AARB). 

Os três representantes titulares para as vagas da comunidade científica e tecnológica são Sergio Amadeu (UFABC),  Marcos Dantas Loureiro (UFRJ) e José Luiz Ribeiro Filho (RNP). O colegiado tem, ainda, um integrante de notório saber em assuntos da internet, que permanece sendo Demi Getschko, e 9 nomes indicados pelo governo.

Desde 2003, o CGI.br é composto por 21 integrantes, sendo 11 representantes eleitos pela Sociedade Civil, nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet.