NIC.br

Ir para o conteúdo
18 AGO 2008

Governo instala rede de fibra óptica em São Paulo para fins acadêmicos






WNews - 18/08/2008 - [ gif ]
Autor: Adriano Camargo
Assunto: Interconexão

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugurou em São Paulo a MetroSampa, infra-estrutura de fibras ópticas que possibilitará a ativação de conexões com capacidade de 1 Gbps para os principais centros de ensino e pesquisa da Grande São Paulo.

A rede será usada em aplicações avançadas e na troca de grandes quantidades de dados. Redes semelhantes à de São Paulo já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal e Natal. Até o fim do ano, serão criadas 27 redes ópticas metropolitanas operacionais em todo o País, e interligadas pela Rede Ipê, a rede nacional operada pela RNP, organização responsável pela internet acadêmica no Brasil.

Instituições que participam da rede podem, inclusive, compartilhar iniciativas de educação à distância e interagir por meio de videoconferência. Um dos principais projetos beneficiados pela MetroSampa é o da Integração da Capacidade Computacional da Unesp (GridUnesp).

Primeiro Grid universitário da América Latina, o GridUnesp foi criado para atender à demanda de docentes e pesquisadores por grande capacidade de processamento e armazenamento de dados em áreas como física de altas energias, engenharia mecânica, meio ambiente e geociência.