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10 ABR 2007

Governo Eletrônico estimula empresas para comércio via Internet






Veículo: Amcham
Data: 10/04/2007
Assunto: Indicadores

A ampliação do governo eletrônico no Brasil impulsiona o e-commerce, comércio via Internet, entre empresas - business-to-business (B2B). A análise é de Mariana Balboni, assessora de comunicação do Núcleo de Informação e Comunicação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr).

"Aumentou muito o número de compras governamentais por pregão eletrônico ao longo de 2006. Além disso, o pagamento de uma série de impostos é feito pela Internet e está em implantação a nota fiscal eletrônica. Estes avanços levam as empresas a desenvolverem o e-commerce B2B, aproveitando a estrutura tecnológica montada", destacou Balboni, que participou nesta terça-feira (10/04) do comitê estratégico de Marketing B2B da Amcham-São Paulo.

O País ainda tem um vasto espaço para utilizar a Internet como ferramenta de comércio. "Somente 60% das empresas têm website, uma interface comercial importante, e apenas 30% compram ou vendem através de formulários estruturados de e-mail", comentou Balboni.

A executiva revela que estes percentuais são tímidos, uma vez que 98,76% das companhias brasileiras têm computador e 96,29% têm acesso à Internet, de acordo com pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em 2005. Este mesmo estudo mostrou que 64% do e-commerce no Brasil é realizado entre empresas e consumidores e, 36% B2B ou entre companhias e governos.

De acordo com as empresas participantes do levantamento, do total de vendas via Internet 94% é comercializado no próprio País. "Apenas 6% é vendido para o resto do mundo. É um mercado potencial enorme", completou.

Publicidade e Internet
Mariana Balboni revelou ainda que o mercado publicitário on-line no Brasil ainda é tímido. "As agências ainda têm dificuldade de saber como ganhar dinheiro com a Internet. Outro problema é que a penetração ainda é pequena: 66,8% da população nunca usou a Internet; apenas 24% dos brasileiros acessam constantemente.

Conforme pesquisa de domicílios do CGIbr em 2006, 19,3% dos domicílios possuem computadores de mesa (desktops), 14,49% têm Internet, sendo que 41% contam com conexão tradicional discada de baixa velocidade (até 128kbps).