NIC.br

Ir para o conteúdo
05 JUN 2008

Governo eletrônico deve ser o padrão






Decision Report - 05/06/2008 - [ gif ]
Autor: Marco Aurélio Gois dos Santos
Assunto: Governo Eletrônico

Remover o "e" de "eGovernment": essa é a proposta de Jose Manuel Alonso, líder da atividade de governo eletrônico no W3C (World Wide Web Consortium, instituição dedicada à definição de padrões universais para a web). Para Alonso, os serviços públicos online tendem a deixar de ser mais uma alternativa para se tornarem o padrão de relacionamento entre governo e cidadãos. A atividade sob responsabilidade de Alonso é um novo fórum, anunciado pelo W3C em 3 de junho, e dedicado à investigação de como utilizar da melhor forma as tecnologias web no âmbito do setor público.

Em palestra proferida durante o 14º Conip (Congresso de Inovação da Gestão Pública), Alonso destacou a importância dos padrões abertos, da participação e da integração de dados para a formatação de uma via de duas mãos no setor público. Ele lembrou as diversas deficiências ainda comuns em projetos de eGov, como falhas de acessibilidade, usabilidade e dificuldade de se encontrar informações.

"Os cidadãos não consultam os portais governamentais", ele lamenta. "Em vez disso, fazem uma busca na web, são direcionados para um verbete da Wikipedia e se dão por satisfeitos com a informação encontrada". Alonso lembrou o exemplo dos bombeiros de Los Angeles durante os incêndios que devastaram grandes áreas da região no ano passado. Em comunicado público, os bombeiros declararam que não podiam mais trabalhar na velocidade do governo, com preenchimento de formulários e longos tempos de espera por autorizações para divulgação de informações. Em vez disso, o departamento utilizou a ferramenta de microblogging Twitter para informar a população sobre novos focos de incêndio e sobre o andamento do combate ao fogo. "O governo precisa mudar, inovar, ou outros o farão", alerta ele.

A idéia foi reforçada por Tim Berners-Lee, diretor do W3C e considerado um dos criadores da web, em vídeo gravado especialmente para o evento. Para ele, a idéia é aproximar o governo das pessoas com o uso da tecnologia.

Colaboração equilibrada

O setor público não pode abrir mão das modernas ferramentas de colaboração online. Enquanto em outros setores o relacionamento pode ser de via única, numa democracia a relação entre cidadãos e governo é, por definição, bidirecional.

A adoção dessas ferramentas, porém, deve ser acompanhada de um equilíbrio com as restrições inerentes a uma plataforma aberta. Alonso lembra que é preciso gerenciar os riscos, verificar constantemente a proveniência dos dados e ser capaz de abrir a maior quantidade possível de informações sem levantar questões de privacidade do indivíduo.