NIC.br

Ir para o conteúdo
14 ABR 2007

Gadelha considera um sucesso encontros no Japão






Veículo: Fisl 8.0
Data: 14/04/2007
Assunto: TV Digital

Uma comitiva do governo brasileiro esteve nesta semana no Japão, em mais uma etapa das negociações entre os dois países para implantação da TV Digital no Brasil. Segundo o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, foram encontros importantes, com a participação de representantes do governo japonês e de emissoras daquele país. "Um dos aspectos mais importantes foi a percepção do governo do Japão e dos radiodifusores da necessidade um sistema internacional. E isso implica a adoção dos sistemas desenvolvidos no Brasil, bem como suas inovações", afirma Gadelha.

O secretário observa que o acordo Brasil-Japão para TV Digital permite projetar uma tendência para se ter um sistema internacional. "Dispomos de uma tecnologia totalmente brasileira e conquistamos a confiança dos japoneses".

Augusto Gadelha destaca, ainda, que não haverá cobrança de royalties por parte do Japão, conforme prevê o acordo. "Já as tecnologias de empresas terão que ser negociadas caso a caso e provavelmente haverá necessidade de pagamento de royalties, especialmente das empresas não associadas à associação japonesa de radiodifusores".

Gadelha considera um sucesso mais esta etapa das negociações entre os dois países e lembra que a TV Digital deve começar a operar no Brasil dia 02 de dezembro, iniciando as transmissões em São Paulo. Falando sobre o 8º Fórum Internacional Software Livre, Augusto Gadelha disse que se trata de um importante evento, especialmente pelo impacto no desenvolvimento e na educação de todos que participam, e não apenas ser focado somente nas questões comerciais.