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08 AGO 2008

Fraudes pela internet crescem 96% no segundo trimestre






Repórter Diário - 08/08/2008 - [ gif ]
Assunto: Fraudes Online

A partir desta semana, o Repórter Diário promove uma série de reportagens sobre a Internet e como ela afeta a vida profissional e pessoal das pessoas. Na primeira reportagem o leitor descobre os perigos que esse veículo de comunicação pode trazer. Com base em estatísticas do Cert.br. (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) as tentativas de fraude relatadas espontaneamente por administradores de rede e usuários da internet tiveram aumento de 96%, em relação ao primeiro trimestre de 2008 e de 114%, em comparação com o segundo trimestre de 2007. O total de incidentes reportados atingiu a marca de 44,4 mil.

De acordo com Cristine Hoepers, analista de segurança do Cert.br., um dos maiores responsáveis por esse índice no último trimestre foi o número de notificações de casos de distribuição de arquivos, protegidos por direitos autorais, por meio de redes P2P.

A analista ainda comenta que o número de casos ocorrido pode ser influenciado por diversos fatores. "O aumento de usuários, maior número de redes conectadas à Internet no Brasil, aumento das horas de navegação dos usuários e administradores de redes para reportar incidentes a tendência são as principais causas das ocorrências", diz.

Entre as tentativas de fraude, destaque para as notificações sobre cavalos de tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, que registraram aumento de 37% em relação ao primeiro trimestre e de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as páginas falsas de bancos brasileiros (phishing tradicional) mantiveram-se estáveis em relação ao trimestre anterior, porém, apresentaram crescimento de 85% em relação ao segundo trimestre de 2007.

As notificações sobre tentativas de fraude envolvendo códigos maliciosos mantiveram a tendência de alta. Segundo Cristine, o que torna o código malicioso perigoso é a intenção de quem o envia para o usuário, seja via e-mail ou por outros meios. "Se um criminoso usa um código malicioso para furtar dinheiro ou dados pessoais, isso tem um impacto maior no usuário do que um vírus que deixe o computador lento, por exemplo", explica.

Para o usuário, alguns problemas podem causados por esses tipos de códigos maliciosos, tais como o furto ou utilização de senhas e números de cartões de crédito por terceiros, utilização e até mesmo alteração e destruição da conta de acesso, de dados pessoais ou até mesmo comerciais por alguém não autorizado.

Segundo a analista de segurança, para identificar e se proteger de fraudes on-line é necessário que os usuários encarem a internet com o mesmo cuidado com que encaram qualquer atividade fora dela. "É necessário que além de ações preventivas do ponto de vista de tecnologia, o usuário também mude seu comportamento", destaca.

Cristine aconselha os internautas a não acessar sites ou seguir links recebidos por e-mail ou presentes em páginas sobre as quais não se saiba a procedência, a jamais executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail, mesmo que venham de pessoas conhecidas ou programas de procedência duvidosa ou desconhecida.

Além disso, é necessário manter o sistema operacional e demais softwares (como navegadores) sempre atualizados, instalar e manter atualizado um bom programa antivírus e instalar um firewall pessoal.

Cartilha de prevenção

No início do ano 2000, um grupo de estudos que envolveu a Abranet e o Cert, identificou a necessidade de um guia com informações sobre segurança na Internet. A partir disso, em julho do mesmo ano foi lançada a Cartilha de Segurança para Internet. O material contém informações e dicas referentes aos cuidados que devem ser tomados para o uso saudável da Internet e está disponível nos sites da Abranet, do Cert e da Safernet. (Colaborou Natália Fernandjes)