NIC.br

Ir para o conteúdo
24 JUN 2006

Fraudes online desaceleram no segundo tri de 2006, segundo CERT.br






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: IDG Now!
Data: 24/06/2006
Assunto: Segurança

Aumento de "apenas" 38% no número dentro do balanço da organização quebra série de grandes crescimentos registrados entre 2005 e 2006.

O número de tentativas de novas fraudes virtuais detectadas pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) durante o segundo trimestre de ano atingiu 10.939 notificações, crescimento de "apenas" 38% em relação ao mesmo período de 2005.

A cifra é considerada baixa pelo CERT.br por quebrar uma série de fortes crescimentos no registro de pragas digitais, mesmo impulsionada pelo crescimento na detecção de fraudes que usam redes sociais online e comunicadores instantâneos para se alastrar.

No primeiro trimestre de 2006, as 12.099 tentativas de fraudes registradas representavam um crescimento de 447% em comparação aos primeiros três meses do ano passado.

Mesmo com o aumento em comparação ao ano passado, as notificações relativas ao segundo trimestre caíram 9% em relação ao período entre janeiro e março.

A queda, segundo o CERT.br, tem relação com os esforços dos sites de hospedagem gratuita em remover arquivos maliciosos armazenados online. Muitas mensagens de phishing remetem o usuário enganado a serviços do gênero para que seja feito o download de arquivos maliciosos.

Mesmo com os sucessivos aumentos em trimestres anteriores, as tentativas de fraudes aparecem apenas na segunda posição do ranking elaborado pelo CERT.br, ultrapassado por notificações de worms, referentes a 59% dos 49.800 incidentes totais registrados no período.

Pragas do tipo scan, que varrem o PC do usuário atrás de portas para que ataques sejam feitos, ficaram com a terceira posição, com 18% dos incidentes reportados.